Reciclotech forma 56 alunos em cursos de qualificação profissional

Reciclotech forma 56 alunos em cursos de qualificação profissional

Iniciativa da Secti promove mais inclusão no mercado de trabalho, capacitação de jovens e adultos e educação ambiental

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) entregou, nesta quinta-feira (18), 56 diplomas do Reciclotech, no Gama. O programa promove cursos gratuitos para a capacitação profissional de jovens e adultos nos cursos de informática básica, manutenção de computadores e manutenção de celulares e robótica, bem como o recondicionamento de eletroeletrônicos, reciclagem de equipamentos e o descarte correto do lixo eletrônico.

Para o titular da Secti, Gustavo Amaral, o programa representa um grande avanço, “uma vez que possibilita a inclusão imediata de jovens e adultos no mercado de trabalho e estimula a economia circular no Distrito Federal”.

A estudante Heloá Menezes, 16 anos, destacou a importância da formação básica em informática para quem está no início da carreira: “Ela é a base, porque hoje em dia a nossa geração é composta por internet e por TI [tecnologia da informação]. E eu achei incrível, gostei muito. A professora soube explicar muito bem. E, por mais que a informática fosse básica, ela se aprofundou muito. Então, isso para mim foi importante, porque eu não tinha nenhum conhecimento e acabei saindo daqui com mais do que o esperado”.

“Eu vim para cá buscando mudanças e encontrei um curso gratuito, com uma boa assistência, uma boa estrutura e uma oportunidade de mudança de vida. Isso trouxe pra mim uma esperança de mudança. E toda comunidade tem esse acesso”, afirma a estudante Sabryne Tavares, 26 anos, uma das alunas participantes.

Os cursos estão sempre abertos para inscrição, sendo as turmas montadas de acordo com a fila de espera. Ministrado na sede da Programando o Futuro, empresa executora da capacitação, o curso de robótica tem duração total de 100 horas, enquanto os de informática básica, manutenção de computadores e design gráfico têm duração total de 60 horas, e o de manutenção de celular, 40 horas. Saiba mais sobre o programa neste link.

Entre as atribuições do Reciclotech, instituído pelo Decreto 41.859/2021, está o conserto de materiais descartados como lixo eletrônico por órgãos públicos e privados e pela população nos pontos de entrega voluntária (PEV), por meio da política de logística reversa. O objetivo é promover a democratização e inclusão digital.

*Com informações da Secti

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo