Brasília Game Festival movimenta a cidade com novidades da tecnologia

Brasília Game Festival movimenta a cidade com novidades da tecnologia

Com entrada gratuita, festival é atração do Centro de Convenções Ulysses Guimarães a partir desta sexta (19)

Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Os aficionados por games e tecnologia já têm um bom programa para o fim de semana: desta sexta-feira (19) a domingo (21), a capital recebe o Brasília Game Festival, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. As atrações prometem: competições de jogos eletrônicos, shows, swordplay (simulação de batalhas com réplicas de espadas e instrumentos de combate revestidos com espuma) e cosplay (representações performáticas de personagens), entre outras.O festival é promovido pelo Instituto Conecta Brasil, em parceria com a Indie-Hero (startup de desenvolvimento de jogos que atua no Brasil e em outros países), e tem investimento de R$ 1,68 milhão. Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), o evento tem entrada é gratuita, mediante a retirada do ingresso no portal do evento.

“É uma oportunidade única para mostrar o potencial de Brasília como polo de tecnologia e entretenimento, além de incentivar o surgimento de novos talentos na área”Eduardo Lima, da equipe organizadora do festival

Além de torneios online entre equipes de todo o país, o festival contará com espaços diferenciados, como Indie Games, Meta Kosmos, o shopping Geek e o Game on Board. São locais onde o público poderá conhecer os novos jogos do mercado e participar de experiências virtuais.

“O Brasília Game Festival é um evento relevante para a cidade, pois agrega valor tanto para os entusiastas de jogos eletrônicos quanto para a economia local”, avalia um dos organizadores do evento, Eduardo Lima. “É uma oportunidade única para mostrar o potencial de Brasília como polo de tecnologia e entretenimento, além de incentivar o surgimento de novos talentos na área.”

‌Talentos locais

O estande  brasiliense Indie Games é um espaço com dezenas de jogos eletrônicos produzidos em estúdios da capital federal. São trabalhos independentes de estudantes com projetos de jogos, representados pela Associação de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos do DF (Abring).

A entidade conta com 37 criadores de jogos filiados. Entre os destaques, há o jogo No Place for Bravery, de uma produtora local, agraciado como melhor game brasileiro na premiação do Big Festival 2022, concurso que reúne os melhores da América Latina

O festival em Brasília retrata um setor que cresce em todo o mundo – hoje são quase 3,2 bilhões de gamers, sendo 10% dos quais estão na América Latina. Nesse cenário, o Brasil desponta como principal mercado no subcontinente, dono da décima maior receita entre mercados globais – aproximadamente US$ 2,3 bilhões, só em 2021. Os números são da pesquisa Global Games Market Report.

Serviço

Brasília Game Festival

Data: sexta (19), sábado (20) e domingo (21), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Para retirar o ingresso, consulte o site do evento.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo