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Bud Light enfrenta polêmica por ação de marketing com influencer trans

Bud Light enfrenta polêmica por ação de marketing com influencer trans

Nos Estados Unidos, CEO da AB-Inbev diz que empresa não quis fazer parte de uma discussão que dividisse as pessoas; companhia teria perdido US$ 5 bilhões em valor de mercado desde o início das críticas

Por Meio e Mensagem 

A AB-Inbev quebrou o silêncio a respeito de uma polêmica envolvendo a comediante, atriz e influenciadora trans Dylan Mulvaney, que vem gerando muitas opiniões controversas para a marca nos Estados Unidos desde o início do mês.

Em carta divulgada no fim da semana passada, o CEO da companhia, Brendan Whitworth, disse que a empresa “nunca quis fazer parte de uma discussão que dividisse as pessoas.”

O comunicado do CEO, intitulado “Nossa responsabilidade para a América”, não menciona diretamente Mulvaney nem a Bud Light, mas se concentra no papel da companhia para a sociedade. A marca da cervejaria tem gerado muitas discussões desde o início de abril, quando a influenciadora fez um posto em seu Instagram, patrocinado pela Bud Light, para marcar seu primeiro ano completo como uma mulher trans. O posto também mostrava uma edição especial da bebida com seu rosto estampado na lata.

“Estamos honrados em fazer parte do tecido desse país. A Anheuser-Busch emprega mais de 18 mil pessoas e nossos distribuidores independentes empregam outros 47 mil colegas”, diz o comunicado de Whitworth. “Temos milhares de parceiros, milhões de fãs e uma história orgulhosa de apoio a nossas comunidades, militares, socorristas, fãs de esportes e trabalhadores americanos de todos os lugares.”

A declaração foi publicada na íntegra no site da AB-Inbev e parte dela foi postada em um post no Instagram, o que gerou uma série de reações de pessoas que estão dos dois lados da questão – ilustrando bem a situação de muitas marcas em meio a cenários polarizados.

A postagem da influenciadora trans causou uma severa divisão cultural, gerando protestos como o de Kid Rock, que fez uma postagem atirando em latas de cerveja da marca e diversos pedidos de boicote por parte dos conservadores dos Estados Unidos.

Desde o início da campanha, no dia 1º de abril, a empresa perdeu cerca de US$ 5 bilhões em valor de mercado, de acordo com a imprensa internacional.

 

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Alvaro Maciel

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