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As 15 tendências de design que vão influenciar as marcas em 2023

As 15 tendências de design que vão influenciar as marcas em 2023

Relatório da CBA B+G aponta os comportamentos e anseios que devem mapear as estratégias de design das marcas neste ano

Com a proposta de ajudar a orientar os anunciantes a respeito das mudanças dos hábitos e parâmetros de comportamento da sociedade, a cada ano, a CBA B+G, agência de branding e design do grupo WPP, divulga o Useful Design Trends, um relatório sobre as principais tendências de design para os meses seguintes.

Para este ano, a empresa, que representa a CBA Design na América Latina mapeou 15 tendências diferentes em cinco áreas: meio-ambiente, empoderamento, bem-estar, sociedade e acesso.

Em cada uma dessas áreas acima foram analisadas as três principais tendências de como o design poderá impactar e influenciar os trabalhos.

Veja, abaixo, a lista das 15 tendências de design divididas por áreas. O estudo completo pode ser visualizado, também, de forma gratuita.

Acesso

Para caber no bolso

Após a pandemia e suas inúmeras consequências econômicas, as marcas precisam desenvolver produtos e serviços que sejam acessíveis à maioria das pessoas.

Identidades fluidas

Os conceitos de fluidez e diversidade já ultrapassam as barreiras materiais e tendem a se fazer presente também nos ambientes digitais, como nos avatares e no metaverso.

Shoppers sociais

As plataformas sociais abriram novos canais de vendas e oportunidades de transações comerciais diretamente com os consumidores.

Bem-estar

Vida V

As marcas já se atentaram para a importância de lançar versões veganas de seus produtos e isso abrange às empresas do mainstream ao luxo e de todos os segmentos.

Saúde digital

Plataformas modernas de atendimento, com serviços virtuais e presenciais, como os já oferecidos pelas health techs tendem a ganhar forma para suprir as necessidades de atendimento à saúde.

Beleza comestível

A combinação entre o design e estilo de marcas de comida com marcas de beleza, que já vêm fez muito sucesso na Ásia, deve seguir em alta nos mercados ocidentais.

Empoderamento

Viva a origem

Marcas que apostem em sua cultura e na representação de pessoas etnicamente diversas continuarão relevantes.

Todo corpo é normal

A celebração de corpos e estilos naturais deve prevalecer nas estratégias das marcas, que precisam pensar em abraçar todas as pessoas com o lançamento de seus produtos.

Acessibilidade já

Melhorar os produtos para contemplar as pessoas com deficiência deve ser uma estratégia perseguida pelas empresas.

Meio-ambiente

Embalagens inteligentes

Formatos mais compactos, leves, finos e sustentáveis tendem a ser ainda mais testados pelas marcas.

Cuidado recarregável

O refil deve estar em alta nesse ano, com produtos com sistema de retorno, reutilização e aproveitamento.

Sem rastros

Embalagens compostáveis ao biodegradáveis devem ganhar mais a preferência dos consumidores, pois geram a sensação positiva de consumir sem agredir o meio-ambiente.

Sociedade

Pets são os novos filhos

Com as pessoas tendo filhos mais tarde – ou decidindo não ter filhos – os pets ocupam lugar central nas famílias e demandam produtos e serviços.

Futuros desejáveis

As marcas precisam contemplar os anseios e as preocupações de consumo dos millenials e da geração Z.

Desafinado a cultura ocidental

Os países asiáticos e também outras nações, além dos Estados Unidos e países europeus, tendem a valorizar sua própria cultura em detrimento do que vem de países estrangeiros.

 

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Alvaro Maciel

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