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Calia/Y2, Fields e Nova/SB lideraram o faturamento das contas federais em 2022

Calia/Y2, Fields e Nova/SB lideraram o faturamento das contas federais em 2022

Em 2022, o Governo Federal, apesar de ter empenhado R$ 370,9 milhões para aplicar em publicidade de utilidade pública, teria pago apenas R$ 196,14 milhões, um valor que equivaleria a 0,01% dos gastos públicos naquele ano.

Estes números foram disponibilizados em relatório do Portal da Transparência, que aponta que a maior conta federal do último ano foi a do Ministério da Saúde, com investimentos em publicidade de R$ 141,3 milhões.

Em seguida, viria o Ministério das Comunicações — leia-se Secom — com R$ 31,9 milhões, Ministério da Cidadania, com R$ 20,6 milhões e, em quarto lugar, o Ministério da Educação, com R$ 5,2 milhões.

A página ainda relaciona sete agências de publicidade e três redes de televisão que foram as maiores favorecidas com as ações de publicidade de utilidade pública do governo Bolsonaro. Esta é a relação:

Favorecido Valor Executado Percentual
Calia/ Y2 R$ 78.845.693,34 24.91%
Fields R$ 76.580.622,05 24.19%
Nova/SB R$ 62.578.874,53 19.77%
CC&P R$ 41.530.932,15 13.12%
Escala R$ 20.849.893,43 6.59%
Nacional R$ 18.501.060,18 5.84%
Calix R$ 8.645.254,98 2.73%
Globo R$ 3.832.210,37 1.21%
Record R$ 3.041.544,98 0.96%
SBT R$ 2.172.578,82 0.69%
Total R$ 316.578.664,83 100,00%

Não por acaso, Calia, CC&P, Fields e Nova/SB são as quatro agências que cuidam da conta do Ministério da Saúde.

Ainda segundo documentos divulgados nas páginas de transparência, são mais de 20 as principais agências que, até o fechamento de 2022, vinham atendendo a publicidade das contas ligadas ao poder público federal, não apenas para publicidade de utilidade pública como institucionais e de mercado.

AGÊNCIA ÓRGÃO / ENTIDADE VALOR DO CONTRATO (R$)
Agência 3 Eletrobras 62.192.900,00 *
Area Coren – SP 4.000.000,00
Artplan Furnas Centrais Elétricas 28.000.000,00
Binder Caixa Econômica Federal 374.550.000,00 *
Bolero Banco do Nordeste do Brasil 35.000.000,00 *
CA Banco da Amazônia 9.375.000,00
Calia/Y2 Caixa Econômica Federal 374.550.000,00 *
Infraero 7.000.000,00 *
Ministério da Saúde 256.250.000,00 *
Ministério das Comunicações (Secom) 450.000.000,00 *
Cálix Ministério do Desenvolvimento Regional 55.000.000,00 *
CC&P Ministério da Saúde 256.250.000,00 *
EBM Quintto Banco do Nordeste do Brasil 35.000.000,00 *
Escala Infraero 7.000.000,00 *
Ministério da Educação 27.472.536,00
Fields Ministério da Cidadania 120.000.000,00 *
Ministério da Saúde 256.250.000,00 *
Lew’Lara/TBWA Banco do Brasil 500.000.000,00 *
Lume Eletrobrás Termonuclear 2.000.000,00
McCann Banco do Brasil 500.000.000,00 *
Mene e Portella Ministério da Cidadania 120.000.000,00 *
Nacional Ministério da Cidadania 120.000.000,00 *
Ministério das Comunicações (Secom) 450.000.000,00 *
Ministério do Desenvolvimento Regional 55.000.000,00 *
Ministério do Turismo 50.000.000,00 *
Nova/SB Eletrobras 62.192.900,00 *
Ministério da Saúde 256.250.000,00 *
Ministério das Comunicações (Secom) 450.000.000,00 *
Ogilvy & Mather Petrobras 375.000.000,00 *
Popcorn Ag.Nacional de Saúde Suplementar (ANS) 6.400.000,00
Propeg BNDES 75.000.000,00 *
Caixa Econômica Federal 374.550.000,00 *
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco 13.000.000,00
Ministério das Comunicações (Secom) 450.000.000,00 *
Ministério do Turismo 50.000.000,00 *
Petrobras 375.000.000,00 *
WMcCann BNDES 75.000.000,00 *

Vale citar que, no caso de dividirem com outras agências, o valor da terceira coluna corresponde ao total do contrato com todas elas, daí destacarmos estes casos com um asterisco.

Aliás, fica clara, pela tabela, a crítica antiga da Janela de que os polpudos valores que os anunciantes federais acenam em seus editais — e acabam entrando nos contratos — não têm a menor ligação com a realidade do que as agências acabam gerenciando no seu dia a dia.

O próprio Ministério da Saúde, que previu anunciar R$ 256 milhões, apareceu com aqueles R$ 141 milhões na relação de investimentos em publicidade no último ano.

POR MARCIO EHRLICH para Janela

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Alvaro Maciel

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