Sete coisas que você pode fazer no Google Meet, mas não sabia

Software de videochamadas permite alterar layout das reuniões, ativar legendas automáticas e até criar lista de presença; confira funções pouco conhecidas do Google Meet
1. Mudar o layout das reuniões
O Google Meet altera automaticamente o layout de uma videochamada para mostrar os participantes mais ativos. Poucos sabem, no entanto, que o usuário pode alterar o número de participantes que vê na tela. Por padrão, a interface mostra nove blocos, mas é possível visualizar até 49 pessoas ao mesmo tempo. Essa mudança pode ser usada para melhorar a dinâmica de aulas ou reuniões de grupos maiores. Por outro lado, para chamadas menores, você pode colocar todos em blocos em igual tamanho. Vale destacar que a quantidade de quadros pode variar de acordo com o tamanho da janela do navegador.
Google Meet permite alterar a quantidade de pessoas que vê na tela — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre
No canto inferior direito da tela do Meet, clique no ícone de três pontos e escolha “Alterar layout”. Em seguida, selecione uma das opções disponíveis. Se você escolher “Automático” ou “Mosaico”, será possível ainda usar o controle deslizante para definir a quantidade de pessoas que deseja ver na sua tela. A nova preferência de layout é salva automaticamente e mantida como padrão para as próximas reuniões.
2. Transmitir a reunião em outro dispositivo
Se quiser usar o Google Meet em outra tela que não seja a do computador ou dispositivo móvel, saiba que é possível transmitir a reunião para TVs com Chromecast built-in ou Smart Displays Nest. Apesar de compartilhar as imagens com outro dispositivo, o usuário ainda usará a câmera, o microfone e o áudio do computador. Para transmitir a reunião, clique no botão de três pontos na parte inferior da tela. Em seguida, selecione “Transmitir esta reunião” e escolha o dispositivo que você quer usar. Para visualizar a opção, é necessário estar conectado ao dispositivo em questão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/V/b/ivdp3CSoevsHNpEfHdLQ/transmitir-reuniao.png)
Google Meet permite transmitir a reunião em outro dispositivo — Foto: Reprodução/YouTube PROF-ON
3. Fixar um participante
O Google Meet permite fixar a janela de alguns participantes para que ela apareça o tempo todo na tela, independente de quantas pessoas entrem na reunião. Fixar um participante é bem simples: basta acessar a seção “Pessoas”, clicar no ícone de três pontos do usuário que você deseja fixar e depois em “Fixar na tela”. Para desfazer a ação, clique novamente no menu de três pontos e escolha “Liberar”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/n/2/O7kJTfRbWLAtOAUFurcQ/fixar-participante.png)
Google Meet permite fixar um participante na tela — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre
4. Mudar o plano de fundo da reunião
O usuário pode limitar distrações ou deixar as reuniões mais divertidas alterando o plano de fundo. É possível usar filtros, desfocar o plano de fundo ou substitui-lo por uma imagem ou vídeo. O procedimento é bem simples: clique no botão de três pontos na parte inferior da tela e, em seguida, selecione “Aplicar efeitos visuais”. São várias opções disponíveis, então o recomendado é experimentar algumas para encontrar a que melhor se adapta ao seu ambiente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/O/1/xANQh7TKKGafEJpC1yMQ/mudar-plano-de-fundo.png)
Participante pode usar efeitos visuais para alterar o plano de fundo da reunião no Google Meet — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre
5. Ajustar permissões do anfitrião
Como organizador, você controla quais recursos do Google Meet seus participantes podem utilizar nas reuniões. Para configurar essas opções, basta acessar a seção “Controles do organizador”, no canto inferior direito da tela. Em seguida, ative a opção “Gerenciamento de organizadores”. Agora, você pode ajustar quais ações os usuários podem realizar na chamada, como compartilhar a tela ou enviar mensagens no chat. Basta marcar ou desmarcar a caixa para ativar ou desativar cada uma das opções.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/H/P/76xiQ3RkiZTh8MYw2WXQ/ajustar-permissoes.png)
Google Meet permite que o organizador limite as ações dos participantes na reunião — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre
6. Ativar legendas automáticas
As legendas automáticas transcrevem a fala em tempo real e são uma alternativa para reuniões em ambientes barulhentos. O usuário pode optar por legendas nos seguintes idiomas: inglês, francês, alemão, português (Brasil), espanhol (México) e espanhol (Espanha). O idioma que você selecionar se tornará o padrão para as próximas reuniões. Para ativar as legendas, clique no ícone dos três pontos e selecione “Legendas”. Vale destacar que, se você gravar a reunião, as legendas não aparecerão na gravação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/F/H/tespJhRF63y5KgjKvkfg/ativar-legendas.png)
Usuário do Google Meet pode ativar legendas automáticas — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre
7. Criar lista de espera
É possível criar uma lista para registrar a presença das pessoas que estão participando da reunião no Google Meet. Para isso, basta acessar a loja de extensões do seu navegador e pesquisar por “Meet Attendance List”. No caso do Google Chrome, ao encontrar a extensão na Chrome Web Store, clique em “Usar no Chrome” para fazer a instalação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/I/Q/scPb5vTv6cLhplgKj2CQ/lista-de-presenca.png)
A extensão para navegador “Meet Attendance List” permite gerar uma lista de presença da reunião no Google Meet — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre
Após a instalação do plugin, ao acessar a seção “Pessoas” na sala de reunião no Google Meet, uma nova opção será disponibilizada no menu: “Save attendance”. Ao selecioná-la, um arquivo em formato CSV com os nomes dos participantes da reunião presentes naquele momento será baixado no seu computador.
Com informações de Ajuda do Google Meet e Android Police