Piada de Paulo Vieira sobre Luciano Hang sobra para Claro, Pizza Hut e Brahma

Embaixadores de marca têm direito a liberdade de expressão?
Em momentos polarizados como o que estamos vivendo, essa questão inevitavelmente acaba surgindo quando empresas sofrem ameaça de cancelamento nas redes sociais por conta do que falaram na mídia os seus garotos propaganda.
Como está ocorrendo esta semana com Claro, Brahma, Pizza Hut e até mesmo Suvinil — que já produziram comerciais com Paulo Vieira –, e surgiram envolvidas em polêmicas com bolsonaristas a partir da brincadeira do humorista — embaixador daquelas marcas — durante o evento “Melhores do Ano”, da Rede Globo, quando disse “Que Deus é esse que leva o Velho do Rio e deixa o Véio da Havan?”
Na opinião daqueles críticos, Vieira não poderia ter feito uma piada desejando a morte de Luciano Hang, conhecido como o “Véio da Havan”.
Ao estilo do que faz o Sleeping Giants Brasil, pedindo a desmonetização, por anunciantes, de sites e veículos que defendam atividades antidemocráticas, os seguidores da direita começaram a atacar as marcas que já contrataram Paulo Vieira, perguntando se elas concordam com aquela posição. “Boicote já”, diz um. “Marcas para vc nunca mais consumir na vida”, publica outro.
O ator se defendeu nesta terça, 27/12, em várias postagens do seu Twitter. Em uma delas, por exemplo, dizendo que “é claro que a extrema direita fascista não aceita piadas, eles não aceitam nem o resultado das eleições”.
Nenhuma das empresas citadas havia se manifestado oficialmente ou pelas suas redes sociais até o fechamento desta matéria.