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Boas práticas de SEO para e-commerce: hierarquia e taxonomia

Boas práticas de SEO para e-commerce: hierarquia e taxonomia

No segundo artigo da nossa série “Boas práticas de SEO para e-commerce” (confira o primeiro aqui), vamos falar sobre hierarquia e taxonomia de uma loja online. Ou seja, compreender qual a lógica para organizar os menus de navegação: desde as suas categorias, subcategorias até os produtos que estão dentro delas.

Ter uma estratégia para otimizar esse “caminho” que o usuário faz até chegar ao produto ou serviço que deseja é bem importante, pois impacta na experiência do usuário (algo que o Google tem valorizado cada vez mais) e, consequentemente, em como o Google enxerga o seu site.

Afinal, quando entramos em uma loja física, não é difícil identificar que os produtos estão distribuídos de maneira estratégica, não é mesmo? E na loja virtual não é diferente.

Em uma loja online, podemos (e devemos) facilitar a jornada de compra por meio de um menu otimizado, intuitivo e, consequentemente, de fácil navegação.

Por isso, é importante pensar nessa hierarquia a partir de SEO, no melhor uso das palavras-chave e na quantidade de níveis que esses menus terão, entre outros pontos bem relevantes.

A taxonomia no SEO contribui para melhorar a experiência do usuário no seu site, pois facilita o acesso e a compreensão de determinadas informações.

Alguns benefícios do estudo de taxonomia:

– Facilita o trabalho dos bots

– Destaca assuntos relevantes

– Organiza a arquitetura do conteúdo

– Possibilita a compreensão da jornada do usuário

– Possibilita a criação de conteúdos personalizados

– Facilita o trabalho de auditoria de conteúdos

– Melhora e facilita a experiência do usuário

Bora entender melhor como isso funciona? Boa leitura!

Hierarquias verticais ou horizontais

Você sabe o que significa “diluição de reputação”? Isso ocorre quando temos uma hierarquia muito vertical, por exemplo. Ou seja: existe um departamento, uma categoria, uma subcategoria, outro nível e depois o produto.

São muitos níveis verticais que fazem com que a reputação que o site recebe por meio dos links que apontam para a home vá se diluindo nível a nível, e não chegue ao produto final.

Por isso, essa estrutura precisa ser enxuta e, naturalmente, alongada horizontalmente, focando na economia de cliques. Assim, você faz com que o usuário clique menos vezes e acesse menos páginas para encontrar o que precisa.

Esse é um dos principais benefícios de uma hierarquia mais horizontal e com menos diluição.

Taxonomia

A taxonomia é um estudo de termos e palavras-chave para definir qual o melhor nome para cada categoria e página dentro dessa estrutura de menus de um site.

A partir desse estudo, também conseguimos identificar o agrupamento natural de produtos semelhantes e específicos de uma loja online. Então, para isso, é feita uma grande pesquisa para entender quais são as palavras-chave utilizadas pelo seu público-alvo a fim de que possamos usá-las na estrutura do site.

Um exemplo muito conhecido no mercado é o dos refrigeradores. É um case de quase uma década atrás, em que o público pesquisava por geladeira, mas nos sites o produto era vendido com o termo refrigerador.

Esse exemplo ilustra bem a importância do estudo de taxonomia: é entender como o público procura por um produto ou serviço e otimizar o site para esse objetivo.

Termos com volume alto de buscas

O estudo de taxonomia leva em consideração não apenas o termo mais buscado dentro do seu nicho, mas também tudo o que envolve o comportamento de busca por um determinado produto ou serviço.

No caso da geladeira, que trouxemos acima como exemplo: o que os usuários querem saber sobre esse produto? Quais os tipos e os modelos mais pesquisados? Quais as características mais buscadas? Entre várias outras possíveis variações.

A partir disso, começamos a estrutura da árvore de categorias que, logicamente, leva em consideração o tipo de produto, a quantidade em estoque e o mix disponível no varejo como um todo para entender se vale a pena para o seu negócio.

Afinal, não adianta encontrar uma boa palavra-chave e com um bom volume de buscas se o seu negócio não tem o produto disponível. Nesse sentido, o estudo de taxonomia traz uma perspectiva de demanda, de como os usuários buscam por isso no Google, enquanto o cliente tem maior conhecimento da sua oferta para o mercado

Entender quais os melhores termos para o seu negócio é importante porque, quando se define uma categoria, provavelmente ela irá para o título da página (como já explicamos no artigo sobre otimização de snippets).

E quando prevemos isso já na origem, na taxonomia e na definição da árvore, ter esse termo otimizado ajuda a criar automações para esse uso de palavra-chave mais qualificado.

Boas práticas para hierarquia e taxonomia

– Estruturas mais horizontais e enxutas

– Menu organizado e intuitivo

– Categorias específicas e claras. Exemplo: em vez de apenas “peças”, incluir “peças para carros”, “peças para ar condicionado”, “peças para motor”, entre outros

– Estudo de palavras-chave com foco no público-alvo

Além disso, tem uma série de inserções desse termo ao longo da página que vai fazer com que aquela categoria tenha relevância na forma como o Google vê: utilizar no título da página e incluir a tag H1, por exemplo.

É por isso que em um estudo de taxonomia levamos em consideração várias características, além do volume de busca: a intenção do usuário, a clareza e a objetividade desse termo, o quanto ele significa para o negócio e o que ele representa para o usuário.

Para exemplificar, há um case de uma empresa que vendia fones de ouvido. Durante o estudo de taxonomia, descobriu-se que o fone que a marca chamava de “fone in ear” era buscado pelos usuários no Google como “fone intra auricular”.

Com isso, foi possível adequar a oferta da loja, que tinha aquele modelo de fone para venda, de acordo com a demanda do cliente, que pesquisava aquele produto com um termo totalmente diferente.

Desenvolver uma taxonomia para o seu e-commerce auxilia na organização dos seus produtos, ajuda a otimizar a organização do estoque e adequa a sua oferta ao usuário certo.

Deu para entender a importância desse estudo?

 

Por Anderson Fagundes para Ecommerce Brasil

 

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Alvaro Maciel

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