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Yahoo compra 25% da Taboola, dobrando aposta na publicidade digital

Yahoo compra 25% da Taboola, dobrando aposta na publicidade digital

Yahoo compra 25% da Taboola, dobrando aposta na publicidade digital.

O Yahoo acaba de comprar 25% da Taboola – a líder no mercado dos chamados ‘anúncios nativos’ – dobrando sua aposta na publicidade digital num momento em que os anunciantes têm reduzido os gastos online temendo uma crise.

A transação faz parte de uma parceria comercial de 30 anos entre as duas empresas que dá exclusividade para a Taboola explorar anúncios nativos — aqueles que simulam notícias e artigos de verdade — em todos os sites do Yahoo, um portfólio que inclui o Techcrunch, o Yahoo Sports e o Yahoo Finance.

Com a compra, o Yahoo se torna o maior acionista da Taboola e ganha um assento no conselho da companhia.

Fundada em 2007, a Taboola explora a publicidade em grandes sites como CNBC, USA Today e Bloomberg. No Brasil, veículos como Istoé, MSN e Estadão também usam a Taboola como forma de monetizar suas audiências. 

No total, a companhia tem parceria com mais de 9.000 publicações, atingindo 500 milhões de usuários únicos por mês em todo o mundo. Diferente do Google Adsense, a Taboola veicula anúncios que normalmente aparecem no final das matérias e que simulam notícias ou artigos de verdade — mas que levam para os sites dos anunciantes.

Com esse modelo de negócios, ela faturou US$ 1,3 bilhão no ano passado com EBITDA de US$ 180 milhões. Para a Taboola, a transação com o Yahoo deve ter um impacto relevante. Os sites da holding de internet — que fechou o capital no ano passado numa transação com a Apollo Global — tem uma audiência de 900 milhões de usuários únicos por mês.

As duas empresas estimam que a parceria possa gerar US$ 1 bilhão de receita anual, que será dividida entre elas. A transação vem dois anos depois da Taboola se listar na Bolsa por meio da fusão com um SPAC, e em meio a uma queda brutal das ações. Na fusão com o SPAC, a companhia foi avaliada em US$ 2,6 bilhões.

Hoje, vale menos de US$ 500 milhões. A parceria também vem num momento complicado para o mercado de publicidade digital, com gigantes como Meta e TikTok alertando que os anunciantes têm puxado o freio de mão nos gastos por conta da situação econômica nos EUA.

A própria Taboola viu uma queda em sua receita no terceiro tri, que atribuiu em grande parte a esse cenário macro mais desafiador. O CEO do Yahoo, Jim Lanzone, disse ao The New York Times que a transação com a Taboola coloca as duas companhias numa boa posição para quando o mercado voltar a crescer.

“Eu estou pensando em cinco, 10, 30 anos,” disse ele. “A publicidade digital tem um forte vento a favor no longo prazo.” Pedro Arbex Mídia Marketing

Por Pedro Arbex

 

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Alvaro Maciel

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