Ir para o conteúdo

Uma nova experiencia no E-Commerce, por meio do metaverso

Uma nova experiencia no E-Commerce, por meio do metaverso

Mestre e cientista da computação pela Unicamp. Apaixonado por tecnologia desde seu primeiro site em 2005, sócio e co-founder da Stoom há 6 anos. Um eterno aprendiz em gestão e liderança, trabalhando incansavelmente para transformar o dia a dia de clientes e colegas de trabalho melhor.

A crescente expressividade do setor de e-commerce no mercado é um fato incontestável. Desde a invenção da internet, o comércio eletrônico evoluiu para oferecer aos clientes a experiência de compra online mais rápida e conveniente possível. A partir do momento em que as empresas começaram a entregar o produto no dia seguinte ou até no mesmo dia da compra, o comércio eletrônico começou a decolar na economia global. Agora, com a chegada do metaverso, a expectativa de uma nova revolução nesse segmento está posta em pauta.

O metaverso pode ser definido como um ambiente digital simulado que usa realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV) e blockchain, juntamente com conceitos de mídia social, para criar espaços de rica interação entre os usuários, numa representação virtual da realidade.

As novas lojas virtuais

Uma das principais vantagens da chegada do metaverso para o setor de e-commerce é a possibilidade da experiência tridimensional nas lojas virtuais. A experiência proposta pelo comércio eletrônico tradicional se limita ao uso de interfaces bidimensionais, o que restringe a interação do consumidor à navegação em sites em formato de loja virtual. No metaverso, é possível caminhar literalmente dentro da loja virtual, e experienciar os produtos antes mesmo de adquiri-los – tudo isso utilizando dispositivos digitais de realidade aumentada e virtual, sem precisar sair de casa.

À medida que essas tecnologias emergentes se desenvolvem, elas continuarão a reformular a maneira como pensamos sobre o comércio eletrônico. A evolução da abordagem de “clicar e comprar” para “experimentar e comprar” promete oferecer vantagens valiosas para as empresas. Isso permitirá que os clientes do metaverso entrem nas lojas, visualizem as exibições de produtos e façam compras como fariam normalmente, tudo no conforto de suas casas. É uma fusão única da natureza imersiva do comércio físico com a facilidade das compras online.

Um futuro promissor para o e-commerce

O crescimento do e-commerce no metaverso pode ser compreendido como uma certeza para os próximos anos. Ao que tudo indica, esse setor será significativamente beneficiado no metaverso, uma vez que o novo ambiente virtual possibilitará um relacionamento mais forte entre as empresas e o público consumidor. A experiência tridimensional deve conferir às empresas novas possibilidades de personalização, maior engajamento com a marca e, consequentemente, o faturamento desse segmento deve crescer.

Ao passo que novas tecnologias começam a ser descobertas, novos recursos também permitem que o comércio online e o comércio offline se unam, indo além do conceito de omnichannel. Nessa perspectiva, não há dúvidas de que o metaverso tem a capacidade de melhorar e revolucionar as práticas atuais de e-commerce, e proporcionar uma experiência única para os usuários.

Em conclusão, o metaverso pode ser um divisor de águas na história do comércio eletrônico, revolucionando completamente o modelo operacional, a experiência do cliente, as vendas e a lucratividade das empresas do setor. A chave será como as marcas se adaptarão às novas tecnologias para criar experiências inovadoras para seus clientes no futuro.

 

Por: Stallin Silva

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/uma-nova-experiencia-no-e-commerce-por-meio-do-metaverso

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.