Obviamente, é sabido que as redes sociais são os grandes termômetro da civilização além de serem uma fonte inesgotável de entretenimento. Assim sendo, um novo recurso do Instagram pode ajudar criadores de conteúdo e seguidores a ficarem ainda mais próximos. E com um adicional extra de monetização para quem usa a plataforma como renda extra ou trabalho. Quer saber sobre o que estamos falando? Continue lendo nossa matéria abaixo.
Instagram testa novo recurso
Ainda em fase de testes, o Instagram pretende lançar um sistema para presentear seus criadores de conteúdo com doações em dinheiro. A função seria um novo formato de monetização das postagens e soa como uma espécie de gorjeta para aproximar seguidores e influenciadores. A nova opção está com o nome momentâneo de “Gifts” – ou Presentes, em português – e não possui uma data de estreia ou maiores detalhes de como irá funcionar. Porém, é possível ter uma ideia de sua aplicação.
Recurso disponível em redes rivais
Mesmo sem saber como isso será aplicado ao Instagram, é possível notar que recursos semelhantes encontram-se em outras redes sociais como TikTok e Twitter. O primeiro utiliza uma ferramenta para enviar presentes nas transmissões ao vivo que podem ser de diversos valores e trocados por dinheiro real. Já o segundo, recebe gorjetas diretamente para o criador do conteúdo. O próprio Facebook, também parte da Meta, a empresa dona do Instagram, possui um sistema de recompensas chamado “Estrelas”.
Segundo Alessandro Paluzzi, um desenvolvedor de aplicativos e especialista em engenharia reversa nos códigos dos aplicativos, um menu chamado “Content Appreciation” (Apreciação de conteúdo, em português) foi encontrado por ele e, em suma, funcionava como uma central de recompensa para criadores de conteúdo do Instagram. A saber, tinha uma ideia simples de permitir que seguidores enviassem dinheiro aos seus influenciadores favoritos como uma forma de agradecimento pelo que foi disponibilizado na rede.
Novos conceitos serão testados
Apesar de não existir uma previsão de lançamento do seu sistema “Gifts”, a Meta não deve esconder o jogo por muito tempo. Isto porque tudo isso pode ser parte de uma estratégia para novos conceitos que devem ser inseridos em suas plataformas. Um exemplo disso pode ser a construção de seu metaverso onde os usuários poderão comprar, vender e trocar itens no formato NFTs para uso no ambiente digital e com certeza, o Instagram é parte fundamental desse processo.