Instagram testa recurso de gorjetas para presentear criadores

O Instagram quer permitir que fãs presenteiem seus criadores favoritos com gorjetas e doações em dinheiro. O recurso seria uma forma extra de monetização para atrair as celebridades e aproximar admiradores dos produtores de conteúdo.
A nova opção será chamada “Gifts” (Presentes, em português) e ainda está na fase de testes internos. Até então, tudo não passava de meros rumores, mas agora a Meta confirmou a informação ao site Business Insider.
Não se sabe ainda exatamente como funcionará a novidade, mas é possível imaginar baseando-se em soluções similares de outras plataformas. O TikTok, rival do Insta, tem uma ferramenta que permite enviar presentes durante transmissões ao vivo ou para vídeos exibidos na guia “Para você”. Esses gifts nada mais são do que ícones que carregam valores diferenciados e podem ser trocados por dinheiro de verdade.
No caso da rede social chinesa, é possível mandar vários sucessivos ou escolher apenas um mais caro, com a possibilidade de anexar mensagens para leitura do criador. É uma forma de demonstrar carinho e garantir que seu texto será lido pela pelo criador.
Já no caso do Twitter, é possível enviar gorjetas em dinheiro diretamente para o criador. É um formato mais direto, sem tantos detalhes visuais, mas igualmente eficaz para recompensar o trabalho árduo do produtor.
Presentes no Instagram
O desenvolvedor e leaker Alessandro Paluzzi havia visualizado o recurso do Instagram em julho, quando ainda não estava funcional, mas que deu uma ideia do funcionamento. Na época, Paluzzi encontrou um menu chamado “Content Appreciation” (Apreciação de conteúdo, em português), que funcionava como uma central de recompensa para os criadores do Instagram.
A ideia era permitir o envio de dinheiro extra como sinal de agradecimento a um vídeo, fotografia ou informação compartilhada. Esse local tinha o mesmo visual dos Gifts, o que sugere ter havido apenas uma renomeação para deixar o propósito mais claro.
O Facebook já tem um sistema de recompensas associado a presentes e gorjetas, as chamadas Estrelas, que permitiam o envio de dinheiro extra ao estilo Bits da Twitch. No Instagram, contudo, esse formato ainda não havia sido utilizado.
Não existe previsão para lançamento dos Gifts do Instagram, mas isso não deve levar muito tempo. A Meta não costuma falar sobre seus produtos em desenvolvimento se eles não estiverem em uma fase madura, próxima à distribuição efetiva.
A estratégia pode estar ligada ao metaverso da companhia, quando as pessoas poderão comprar, vender e trocar itens no formato NFTs para usar no ambiente digital. O Instagram certamente será um trampolim importante das pessoas para o metaverso, por isso a plataforma tem trazido vários conceitos, como a possibilidade de publicar os tokens simultaneamente nas duas redes da Meta.
Fonte: Business Insider
Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | Canal Tech