Festival de Fotojornalismo de Brasília começa nesta quinta-feira (8)
Programação conta com ações on-line e presenciais. Fotos selecionadas trazem temas ligados aos povos indígenas.
Começa nesta quinta-feira (8), o Festival de Fotojornalismo de Brasília – Foto Bsb 2022. O encontro propõe a discussão e a promoção da fotografia documental.
Durante 10 dias, até 18 de setembro, o objetivo é debater as especificidades do fotojornalismo e sua relação com a arte e com o pensamento crítico. O festival é gratuito e acontece em formato híbrido: virtual e presencial (saiba mais abaixo).
Foram selecionadas para o projeto, imagens que representam a resistência indígena, com os temas “Brasil Território Indígena” e “Cerrado Berço das Águas”. As fotos compõem a galeria virtual do festival.
Programação
O Festival de Fotojornalismo de Brasília 2022 tem encontros e debates por meio do canal do evento no YouTube. As mostras presenciais são no Alfinete Birô, na 103 Norte.
Encontros com profissionais, de diversas áreas, pretendem “discutir e aprofundar o diálogo e análise sobre temas e narrativas que dão sentido às imagens”, segundo os organizadores. Estão confirmados nomes como Eliane Brum, Lilia Schwarcz e Fernando Costa Netto.
Já as mesas-redondas discutem questões contemporâneas como ativismo, feminismo, floresta, retrato e pandemia. Participam fotojornalistas como Claudio Versiani, Juan Esteves, Edu Simões, Cacalos Garrastazu, Rosa Gauditano, Jonne Roriz, Gabriel Chaim, Yan Boechat, Felipe Dana, Ueslei Marcelino, Joedson Alves, Lalo de Almeida, entre outros.
Toda programação é gratuita e a galeria virtual está disponível no site do festival.
Festival de Fotojornalismo de Brasília – Foto Bsb 2022
- Quando: de 8 a 18 de setembro
- Local: Alfinete Birô, CLN 103, bloco B – Asa Norte
- Encontros virtuais: pelo canal do evento no YouTube
- Quanto: de graça
- Programação completa: no site
Quinta-feira (8)
- 17h: Aula-Magna: “Foto Resistência” com Claudio Versiani
- 19h30: “Retórica do Poder” com Lilia Schwarcz e Diego Bresani
Domingo (18)
- Das 14h às 18h30: feira de trocas e venda de fotografias no Anexo do Museu Nacional da República
- 19h: projeção das fotografias na Cúpula do Museu Nacional da República
Por g1 DF





