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Influencer dá nota baixa para bar no Google e cobra R$ 2,5 mil da dona para mudar review

Influencer dá nota baixa para bar no Google e cobra R$ 2,5 mil da dona para mudar review

Após publicar avaliação, influenciadora local mandou mensagem privada para dona do bar pedindo dinheiro e comida grátis para revisar nota. Empreendedora expôs mensagens

Laurel Virgínia é uma chefe de cozinha e dona do bar Tilly Jane’s, em Oregon, nos Estados Unidos. Ela chamou a atenção nas redes sociais nas últimas semanas ao compartilhar a mensagem que teria recebido de uma influenciadora, identificada como Sofia. No texto, enviado de forma privada para a empreendedora, Sofia se comprometia a melhorar a avaliação que tinha feito do estabelecimento no Google, em troca de comida grátis para quatro pessoas e um pagamento de US$ 500 (R$ 2,5 mil na cotação atual).

Na avaliação, Sofia deu apenas três estrelas para o bar, e foi extremamente detalhista, dizendo o que gostou e o que odiou na experiência, como o sanduíche de frango e os corndogs da casa. Ela ainda criticou a atmosfera do bar, que é especializado em esportes, e deixou uma sugestão para que o bar focasse em um tema. 

Em entrevista ao Bored Panda, Virgínia contou que tinha visto a avaliação, e que o texto causou um impacto no negócio, pois ficou fixado por três meses no Google, devido à pontuação de Sofia, em pleno verão norte-americano. “Os turistas olham as avaliações do Google, na maioria das vezes a avaliação número 1 é a única coisa que eles olham. Eles tomam sua decisão a partir dessa única opinião”, diz.

A empreendedora chegou a buscar informações com autoridades locais para entender se aquilo se encaixaria como extorsão. No entanto, admite que não levou o caso adiante, devido à rotina pesada de gestão do bar. “Afinal, sou o chefe de cozinha e proprietária – a única coisa que me falta é tempo extra para bobagens.”

Ela respondeu à avaliação de Sofia alguns meses depois, agradecendo-lhe pelo review e apontando como sua oferta de pagamento de US$ 500 e comida para sua família de quatro pessoas para atualizar a nota poderia ser definido como uma chantagem.

Virgínia afirma que Sofia deixou comentários semelhantes em outros restaurantes da cidade. Alguns, eventualmente, foram atualizados com uma nota maior.

A empreendedora adquiriu o bar em março de 2021, e afirma que o estabelecimento tinha uma classificação de apenas duas estrelas na época. Hoje, a média geral é de 3,9 estrelas. “Quando pessoas como essa mulher se sentam atrás de uma tela e fisgam pequenas empresas como ela fez comigo, isso pode realmente causar um impacto negativo. Principalmente em uma cidade turística.”

Do PEGN

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Alvaro Maciel

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