Ir para o conteúdo

Aumento na procura por alimentos de origem vegetal movimenta comércio atacadista do Distrito Federal

Aumento na procura por alimentos de origem vegetal movimenta comércio atacadista do Distrito Federal

Pessoas têm buscado este tipo de alimentação especialmente após a pandemia da Covid-19 e de tantos surtos gripais. Crescimento é estimado em 35% se comparado ao período pré pandemia

Com a pandemia da Covid-19 e o medo de contágio, as pessoas passaram a se importar mais com a saúde e, consequentemente, com a alimentação. Apesar de não ser comprovada uma relação direta entre uma dieta à base de vegetais e a saúde, muitos indivíduos começaram a se alimentar dessa forma, visando o bem-estar. Dados mostram que o setor atacadista registrou um aumento de 35% no faturamento dos produtos vegetarianos se comparado ao período pré-pandemia.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF), Álvaro Silveira Júnior, esta é uma tendência que veio para ficar. “Temos notado uma maior busca por alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos. Além do público final estar em busca desses alimentos, vemos também maior investimento dos empresários, a exemplo da cantora Anitta, que virou sócia da Fazenda Futura, importante empresa no ramo de alimentos de origem vegetal – que hoje está avaliada em R$1 bilhão no mercado. Portanto, avaliamos economicamente de forma positiva esse aumento que com certeza seguirá em constante evolução”, finaliza.

De acordo com Roberto Satriani, sócio e CEO da Gerônimo Foods – empresa que atua no mercado de alimentos à base de vegetais desde 2015, esse consumo deve continuar em expansão. “Eu acredito em três vertentes que fazem com que este segmento siga em crescimento: a preocupação com o bem-estar animal, a busca por uma cadeia alimentar mais sustentável para o planeta e, principalmente, a preocupação com saúde e bem estar pessoal. Portanto, a busca por uma maior longevidade, certamente passa por mudanças na alimentação e, para mim, esse é o motivo mais forte pelo qual o nosso segmento não irá parar de crescer”, explica.

Rodrigo Maués, diretor comercial da Havaí Alimentos, empresa atacadista que oferece alimentos vegetarianos e veganos, afirma que também notou este aumento. “No cenário da pandemia, creio que a saúde se tornou prioridade para muito mais pessoas e, com isso, o consumo de alimentos mais saudáveis veio junto. Aqui na Havaí Alimentos, os produtos de origem vegetal representam 9% do nosso faturamento, sendo que em 2020 era apenas 6%. Nossa expectativa para o ano de 2022 é atingir um faturamento que represente até 10% do nosso faturamento”, afirma. O empresário notou, entre os produtos oferecidos, uma procura maior por hambúrgueres, linguiça, frango, queijos, maionese e creme de leite todos plant based (origem vegetal)”, destaca.

Sobre o Sindiatacadista/DF – O Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF) representa todo o comércio atacadista de Brasília, entre os quais estão: gêneros alimentícios, autosserviço, autopeças, material de construção, drogas e medicamentos.  Ao todo, são, aproximadamente, 400 empresas representadas pela entidade sindical sem fins lucrativos. E, atualmente, sua base é composta de 187 empresas associadas.

Além de coordenar, proteger, apoiar, integrar e representar legalmente o segmento de atacado e distribuição em todo o Distrito Federal exerce um papel relevante no crescimento da representatividade de seus associados e parceiros. É filiado à Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) e à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal.

A entidade é o elo entre o setor atacadista, governo, varejistas e a sociedade em geral, além de defender os interesses e anseios de seus associados, agregar forças na criação de melhorias e promover a integração da classe atacadista.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – SINDIATACADISTA/DF

Proativa Comunicação

Contatos: Aline Ramos (98109-1265) / Flávio Resende (99216-9188)

E-mail: atendimento@proativacomunicacao.com.br /

proativa@proativacomunicacao.com.br

Twitter/ FB/ IG: @ProativaC

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Fale Conosco

As marcas e imagens inseridas neste site, pertencem aos seus respectivos donos, usadas somente para representação dos produtos e serviços.