Apreciadora de gim cria taça térmica pioneira e fatura R$ 200 mil no primeiro semestre de vendas

A empresária Thaila Rigoleto abriu a Shellmo ao perceber falta de produtos específicos para drinques
É comum empresários de sucesso dizerem que é preciso empreender com o que gosta. Foi o que fez Thaila Rigoleto, grande apreciadora de gim tônica: conhecida entre os amigos como “Thai do Gim”, a ex-executiva de contas de indústrias gráficas levava um kit de especiarias de gim para as confraternizações, apenas para poder preparar sua própria bebida. Depois de um tempo, lançou uma marca de kits para gim, a Art in Gin e, recentemente, criou um copo térmico para o drinque, com formato que lembra a taça balão. A Shellmo, sua empresa de taças térmicas para gim, abriu em fevereiro e já faturou R$ 200 mil no semestre.
“Somos a primeira e única marca no mundo a desenvolver uma taça térmica para drinques com gim”, diz a empreendedora. A ideia começou ainda em 2020, quando Thaila Rigoleto ganhou um copo térmico para tomar seu drinque. “Mas o formato era ruim. Então, fui buscar na internet se existia uma taça térmica específica e não encontrei”, diz.
Com vontade de achar uma taça térmica para manter o drinque na temperatura ideal e evitar o derretimento do gelo, Thaila fez muitas pesquisas. Mas veio a constatação de que não havia esse item no mercado.
Assim, a empreendedora encontrou uma ideia de negócio. Rigoleto, que tocava a marca de kits como uma renda extra paralela ao trabalho que tinha em uma empresa, decidiu focar totalmente no empreendedorismo ao abrir a Shellmo. “Meu pai faleceu de covid em maio de 2021, e eu o chamava carinhosamente de Shelmo. Em homenagem a ele, dei esse nome à marca, mas com dois L para representar a dupla parede de inox do produto.”
Ao longo de 2021, o projeto foi se desenvolvendo. Rigoleto contratou um engenheiro para ajudá-la a construir o protótipo, fazendo várias tentativas até chegar ao modelo final.
“A altura é a mesma de uma taça para gim tônica de vidro, e o peso é bem próximo. O fundo é emborrachado, fazendo com que a taça fique mais aderida à mesa. Ela não transpira e, além disso, acompanha uma tampa que dá total vedação, algo interessante para as mulheres usarem na balada sem medo de colocarem algo na bebida. A tampa tem um fechamento deslizante em que se pode colocar um canudo”, descreve ela sobre a versão final.
Após testes, a marca constatou que o gelo dura até 15 horas na taça na Shellmo. Os testes estão disponíveis no canal do YouTube da marca.
O modelo próprio está registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) pela empresária, mas as taças são produzidas na China.
Taças térmicas para gim: empresária brasileira foi pioneira na criação do produto (Foto: Divulgação/Shellmo)
“Depois da criação do protótipo, chegamos aos fornecedores, pedindo certificações, comprovando que fossem sérios e corretos. Procuramos o máximo de informação possível, garantindo, por exemplo, que a produção é feita sem trabalho escravo. A comunicação era sempre feita em inglês, o que foi um desafio, mas deu certo”, conta a empresária sobre o processo
A marca tem crescido ainda no primeiro ano de funcionamento. A Shellmo tinha perspectiva de fazer outro pedido ao fabricante chinês apenas em agosto, mas devido à demanda, a empresa fez uma encomenda já em julho. Cada pedido tem por volta de 5 mil taças e demora alguns meses para chegar ao Brasil.
A previsão de faturamento anual é de R$ 500 mil. Hoje, a Art in Gin foi incorporada ao grupo Shellmo, e as vendas dos kits para gim e taças térmicas são todas feitas no site da Shellmo.
“Para o futuro, queremos fazer diversas coleções e cores, para ser um produto colecionável, por ser um bem durável. E, para 2023, além de aumentar e investir mais na empresa, queremos ter um crescimento de 100%”, diz a empresária.