Harmonização de Vinhos para Queijos Azuis

Harmonização de Vinhos para Queijos Azuis

Queijos azuis são difíceis de combinar com vinho – escolha uma combinação ruim (especialmente com azuis mais fortes) e você pode obter resultados realmente duros.

Muitos queijos azuis são suaves o suficiente para serem razoavelmente gentis com o vinho. Em geral, um vinho tinto simples, redondo e frutado, sem muita estrutura, é uma aposta segura de fácil acesso com queijos azuis mais suaves. Qualquer coisa com taninos altos pode criar combinações duras. Da mesma forma, a maioria dos Sauvignon Blancs , Rieslings secos e brancos italianos não entrarão em conflito.

No entanto, os queijos azuis mais fortes geralmente precisam de tipos de vinho específicos. Dois pares clássicos são Sauternes com Roquefort e Stilton com Porto. Normalmente, os Stiltons são combinados com Portos vermelhos, mas um Porto Tawny mais suave e cremoso é a melhor opção. Com Roquefort, existem inúmeros vinhos doces semelhantes, incluindo Monbazillac, Cadillac e inúmeros exemplos do Novo Mundo. Estes geralmente combinam bem com uma grande variedade de outros queijos azuis.

O molde Penicillium roquefort também é usado em Stilton, mas servir Vinho do Porto com Roquefort ou Sauternes com Stilton pode criar sabores metálicos estranhos, então você deve ficar com os companheiros familiares para garrafas preciosas. Tome cuidado para que os vinhos de sobremesa fortificados possam ter um pouco de “calor” demais trazido pelas bactérias e sal em queijos azuis fortes.

As recomendações correspondentes para outros queijos azuis fortes, como o Gorgonzola, tendem a abranger a maioria dos vinhos brancos secos e tintos da metade norte da Itália. Um vinho de sobremesa Torcolato “marmelada” de Breganze funciona muito bem.

Claro que você pode querer um vinho que pode ser bebido com outros pratos em uma refeição, ou um emparelhamento para um molho de queijo azul.

Chardonnays de carvalho ou Sauvignon Blancs de carvalho e blends de Sauvignon-Semillon são uma boa aposta. Os sabores melão-tropical-cítrico do Chardonnay harmonizam-se com a veia azul (particularmente em Stilton), enquanto o carvalho realça o fundo cremoso e de nozes. Brancos aromáticos são frequentemente recomendados; você pode experimentar um rico Alsace Gewürtzraminer, ou vinhos de Marlborough e outras regiões do Novo Mundo feitos em estilo semelhante.

Três principais recomendações:

  • Sauternes, Bordéus, França;
  • Pouilly-Fuissé (Chardonnay), Borgonha, França;
  • Porto Tawny, Portugal

Por Tudo Sobre Vinho

 

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo