Combinações de Vinho e Aperitivo

Combinações de Vinho e Aperitivo

O melhor vinho para acompanhar aperitivos e hors d’oeuvres depende mais se eles precedem uma refeição, como é tradicional, ou, como é o jeito agora, realmente são a refeição. Todos nós parecemos gostar de pastar nos dias de hoje.

O desafio é que as pessoas tendem a servir vários aperitivos ao mesmo tempo, cada um com sabores contrastantes e enorme variedade: frio, quente, pesado, fresco, picante e muitas vezes bastante salgado. Os vinhos que você escolher devem ser de limpeza de paladar tanto quanto agradáveis.

As chances são também, você está tendo companhia, então você também vai querer escolher vinhos que agradam ao público que todos os seus amigos vão gostar.

Algumas diretrizes gerais para harmonizar vinho com aperitivos:

Vinhos Espumante

Uma boa escolha se os aperitivos estiverem desempenhando seu papel tradicional como petiscos pré-refeição – particularmente bons com algo crocante, crocante ou frito. Prosecco será o favorito da maioria das pessoas nos dias de hoje, embora existam muitos outros bons vinhos espumantes, incluindo Cava, Franciacorta e, claro, Champagne.

Vinhos Branco

Pense em brancos frescos e sem carvalho, em vez de um branco rico como Chardonnay, que é melhor com uma refeição. Sauvignon Blanc é geralmente popular, mas um branco italiano crocante como Pinot Grigio ou Gavi geralmente cai bem também, especialmente com antepastos italianos. E embora muitas pessoas pensem que não gostam de Riesling na prática, geralmente gostam, especialmente com lanches picantes. Se você gosta, vá em frente!

Vinhos Tintos

Mais desafiador, pois embora muitas pessoas gostem de tintos encorpados como Cabernet Sauvignon e Shiraz, eles podem ser um pouco pesados ​​no início da noite. Pense mais em termos de tintos de corpo médio como Pinot Noir e Merlot e estilos mais leves de Zinfandel.

Vinhos Rosé

Uma ótima opção e não apenas para o verão. Dy Rosés da Provence e de outros lugares do sul da França são extremamente versáteis e podem resistir a grandes sabores. Uma boa escolha para charcutaria, queijo e tapas.

Xerez

Não é para todos, mas se você gosta de tapas, não pode bater um Xerez fino ou Manzanilla gelado. Eu ofereceria a escolha de um ou dois outros vinhos – branco, rosé ou tinto – também

Combinações de vinhos para aperitivos populares

Se você está servindo apenas um aperitivo, aqui está o tipo de vinho que você deve procurar:

Molho de alcachofra e espinafre

Alcachofras são complicadas e podem fazer o vinho parecer mais doce do que é, então certifique-se de que seu vinho esteja seco. Brancos italianos como Pinot Grigio funcionam bem ou experimente um xerez fino gelado.

Asas de frango Bufalo

Prosecco, Rosé ou um Riesling seco.

French Onion Dip

Não só cebola, mas também cremoso. Um Sauvignon cítrico funciona bem ou experimente um Chenin Blanc fresco e jovem.

Ovos cozidos

Escolha um estilo mais seco de prosecco ou um Gavi de Gavi.

Porcos em cobertores

Cachorros-quentes envoltos em pão, um clássico do Super Bowl Party que pode levá-lo a tomar uma cerveja. Em termos de vinho, eu estaria inclinado a optar por um Pinot Noir leve e frutado.

Picles fritos os picles

Precisam de algo leve, crocante e frutado para lidar com a acidez. Um branco de sabor acentuado como um Picpoul ou Pinot Grigio deve fazer o truque. Ou um Riesling seco.

Bola de queijo

Um tinto macio e suculento como um merlot ou um Sauvignon Blanc ambos funcionam bem.

Bruschetta e Crostini

A bruschetta clássica é coberta com tomates frescos com os quais você pode beber um branco seco italiano como Pinot Grigio ou um tinto como Chianti. Coberturas mais ricas, como fígado de galinha, ficam melhores com um tinto como Chianti ou Barbera.

Nachos

Novamente comida de cerveja natural, mas dado o queijo derretido, eu iria para um vermelho frutado de corpo médio em vez de um branco, se você gosta de um copo de vinho. Merlot ou Zinfandel acertariam o alvo.

Antepastos

Estilo italiano, geralmente escolho um branco italiano seco como um Pinot Grigio ou Verdicchio, mas o Rosé seco ao estilo provençal também funciona muito bem. Assim como os tintos italianos leves como Valpolicella, Teroldego e Refosco, especialmente se seus antepastos consistirem predominantemente em carnes frias.

Salmão defumado

Champanhe (ou outro espumante parecido com champanhe) é a combinação clássica, mas há muitas outras opções, incluindo Sauvignon Blanc, como você pode ver neste post.

Alho Queijo Lágrima e Pão de Partilha

O que há para não gostar neste lanche indulgente? Alho vai muito bem com Sauvignon Blanc para que você possa servir alegremente ou um vermelho suculento como Zinfandel para esse assunto. E pessoalmente eu não seria avesso a um copo de vinho espumante.

Por Tudo Sobre Vinho

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo