Coral de servidores lança vídeo online no Dia Mundial sem Tabaco

Coral de servidores lança vídeo online no Dia Mundial sem Tabaco

Profissionais da Secretaria de Saúde ensaiaram desde março para cantar a música ‘Fumar pra Quê?’, de Geraldo Azevedo

Nesta terça-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco, servidores da Secretaria de Saúde lançaram online um vídeo do coral interpretando a música Fumar pra Quê?, de Geraldo Azevedo. A ideia foi da enfermeira Carla Surama, que atua na Subsecretaria de Vigilância à Saúde em ações educativas e assumiu as funções de cantora e de regente.

“Encontrei uma música que tinha tudo a ver com um dos temas trabalhados na nossa gerência e que me diz muito. Dois tios meus morreram em decorrência dele, o cigarro, enquanto outros continuam fumando. E maio é um mês importante para o combate ao tabaco, então, por que não?”, conta a servidora.

A ideia se espalhou primeiro entre os servidores do programa de controle de tabagismo. A equipe técnica, acostumada a lidar com ações educativas e documentos técnicos, começou a preparar a voz. Ao longo das semanas, o coral atraiu mais servidores, incluindo profissionais do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Aliança de Controle de Tabagismo (ACT).

“Tínhamos um grupo sem experiência alguma com cantar em coral, presencial ou virtual, mas foi muito animado. Outros não cantavam há anos, e amaram o reencontro. Os ensaios começaram em março, uma vez por semana”, diz Carla Surama. Depois vieram os voluntários para atuar nos instrumentos, na edição e na divulgação do coral.

A escolha da canção também é um marco. O cantor pernambucano Geraldo Azevedo escreveu Fumar pra Quê? após sua quinta – e definitiva – tentativa de se livrar do vício, em 1986. As imagens utilizadas no vídeo são de domínio público e o compositor e cantor pernambucano autorizou a divulgação do vídeo.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

 

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo