Procon suspende venda de Del Valle Fresh no DF
Bebida é produzida pela Coca-Cola; segundo o órgão, ela não tem concentração suficiente da fruta para ser comercializada como suco
O Procon do Distrito Federal determinou a suspensão da venda das bebidas Del Valle Fresh (foto), produzidas pela Coca-Cola, em Brasília até que os rótulos do produto sejam alterados e apontou um possível caso de propaganda enganosa.
Embora alguns estabelecimentos vendam a bebida como suco, todos os sabores de Del Valle Fresh, diz o Procon-DF, contêm pouco mais de 1% de suco de fruta na composição —insuficiente para ser considerada suco, néctar ou refresco.
De acordo com a lei brasileira, “suco” é classificação válida apenas para bebidas feitas com pelo menos 50% de polpa da fruta; “néctar” tem de 10% a 50% e “refresco”, de 5% a 30%.
O órgão afirma que a publicidade do Del Valle Fresh induz o consumidor ao erro, “ao fazê-lo acreditar se tratar de suco uma bebida que não possui concentração suficiente da fruta para ser caracterizada [nem] sequer como refresco ou refrigerante”.
Ouvida pelo UOL, a Coca-Cola disse que seguirá todas as determinações dos órgãos competentes, mas afirmou que o rótulo da linha Fresh da marca Del Valle mostra a quantidade de suco presente no produto.
Do Antagonista