Exposição de Otoniel Fernandes traz novo olhar sobre os espaços de Brasília
Munido de uma paleta de cores vibrantes, Otoniel Fernandes levou seu cavalete, além de estojos portáteis contendo pincéis e outros instrumentos necessários para exercitar sua técnica artística, e instalou-se sob árvores, como ipês e paineiras, e até dentro de embarcações, para captar ângulos inusitados da paisagem da Brasília. O resultado são telas que atraem o olhar dos visitantes, de colorido intenso, expostas até o dia 27 de maio no Foyer do Plenário da Câmara Legislativa.
Edifícios da Capital que se destacam pelas formas arquitetônicas e locais de interesse turístico, com seus monumentos, aparecem sob novos pontos de vista. O artista, que se sobressaiu retratando espaços característicos de Brasília, em suas obras, traz perspectivas que nem sempre são percebidos no dia a dia pelos transeuntes. Nos quadros, Otoniel Fernandes inclui aves, flores e pessoas, que humanizam as pinturas.
A mostra intitulada “Brasília, um atelier ao ar livre” marca o retorno do artista às exposições presenciais, interrompidas desde o início da pandemia. Nascido em Fortaleza, ele chegou a Brasília no início dos anos 1970. Com formação em Artes Plásticas, pela UnB, abraçou o óleo sobre tela, técnica de pintura que o levou a participar de eventos artísticos pelo país e resultou em muitos livros temáticos. Obras da autoria de Otoniel Fernandes também ilustram o calendário do ano de 2022 distribuído pela TV Câmara Distrital.
Exposição “Brasília, um atelier ao ar livre”
Pinturas a óleo de Otoniel Fernandes
Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Visitação: até 27 de maio de 2022
Horário: 9 às 19h, segunda a sexta-feira
Classificação indicativa: livre para todos os públicos.
Entrada Franca
Marco Túlio Alencar – Agência CLDF