WhatsApp e seus recursos já lançados e o que vem por aí
Suporte via chat dentro do aplicativo, busca de locais ao redor e mais; conheça os recursos já lançados pelo mensageiro e aqueles que devem chegar ainda este ano
O WhatsApp continua apresentando recursos para melhorar a experiência dos usuários. Este ano, o mensageiro já implementou algumas novidades interessantes, como suporte via chat dentro do próprio aplicativo, busca de estabelecimentos próximos (como no Google Maps) e chamadas com até 32 pessoas. Abaixo, vou te mostrar todos os recursos que já foram lançados em 2022 e aqueles que ainda estão em testes na versão beta do app, mas que devem chegar em breve ao público.
Suporte via chat dentro do aplicativo
Em janeiro, o WhatsApp iniciou os testes de um recurso que permite entrar em contato com um representante da plataforma para solucionar problemas. Felizmente, essa novidade foi bem recebida na versão beta e já está disponível para todos os usuários.
A opção pode ser encontrada nas configurações do mensageiro, mais especificamente no menu “Ajuda”. A resposta chega através de uma conversa dentro do próprio aplicativo.
No entanto, é importante ficar atento: o WhatsApp só vai retornar as solicitações usando uma conta verificada. Portanto, caso alguém entre em contato após a solicitação de suporte, verifique se o perfil possui o selo verde.
Encontrar estabelecimentos próximos
O WhatsApp liberou outra novidade em fevereiro. A atualização trouxe um recurso que permite encontrar lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais nos arredores, assim como faz o Google Maps.
A ferramenta de busca usa a localização do usuário para exibir empresas cadastradas no WhatsApp Business, fornecendo informações sobre o endereço, horário de funcionário e formas de contato.
Por enquanto, o recurso só está disponível para usuários de Android em São Paulo. Ainda não há previsão de lançamento no iPhone (iOS) e em outras regiões do Brasil.
Extensão para detectar versão hackeada
Em março, o WhatsApp anunciou o Code Verify, extensão para Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox que verifica se a versão web do mensageiro sofreu adulteração.
A Meta (dona do aplicativo) admite que o WhatsApp Web não entrega os mesmos controles de segurança existentes nas versões do serviço para Android e iOS. Então, para evitar problemas de espionagem, por exemplo, a empresa lançou o plugin.
A ferramenta, desenvolvida em parceria com a Cloudflare, trabalha fazendo uma comparação de hashes (sequências de caracteres geradas a partir de cálculos matemáticos). Assim, quando o usuário inicia a versão web, a extensão verifica o hash do código-fonte e o compara com o hash armazenado nos servidores da Cloudflare; se eles forem iguais, está tudo certo; se forem diferentes, alguma adulteração aconteceu.
A extensão já pode ser baixada gratuitamente:
- Google Chrome;
- Microsoft Edge;
- Firefox (em breve).
Chamadas de voz com até 32 pessoas
Gosta de reunir seus amigos para conversar por ligação no WhatsApp? Aqui vai uma boa notícia: a plataforma agora aceita até 32 pessoas na mesma chamada.
A novidade já está sendo distribuída globalmente para todos os usuários. Para ter acesso a esse novo limite, basta atualizar seu aplicativo para a versão mais recente disponível na Play Store ou App Store.
O que está por vir?
A plataforma vem desenvolvendo outros recursos que ainda não estão disponíveis ou não chegaram a todos os usuários. Um deles é a função para reagir mensagens com emojis. Ao tocar e segurar sobre um conteúdo recebido, o aplicativo mostra algumas opções de emojis para interagir sem precisar enviar uma nova mensagem. A plataforma exibe uma janela flutuante com seis emojis: 👍, ❤️, 😂, 😲, 😢 e 🙏.
O mensageiro também vem trabalhando na prévia de documentos em conversas. A novidade permite visualizar o conteúdo de qualquer arquivo anexado sem precisar abri-lo. Por exemplo, ao receber uma foto em JPG como documento, o balão da mensagem vai mostrar um pequeno recorte da imagem.
O encaminhamento de mensagens também pode sofrer alterações, já que o aplicativo deve limitar o compartilhamento a apenas um disparo por grupo. Caso o usuário queira enviar a mesma mensagem para vários grupos, ele precisará realizar múltiplos disparos. A empresa não revelou o motivo para a nova regra, mas com base nas mudanças anteriores, é provável que a decisão tenha sido tomada para combater à desinformação.
O WhatsApp ainda iniciou a liberação de um recurso para celulares Android que permite ouvir áudios enquanto conversa com outras pessoas. Essa função mantém a mensagem de voz em reprodução mesmo em outros chats. O áudio aparece em uma pequena barra no topo da tela, com botões para pausar, tocar e fechar a notificação.
Também há relatos de que a empresa está desenvolvendo uma opção para alterar o idioma do WhatsApp. Com isso, será possível manter o aplicativo em português enquanto o restante do celular segue em inglês, por exemplo.
Outra novidade deu as caras na versão beta. Em breve, os usuários poderão enviar arquivos de até 2 GB. A atualização busca facilitar a troca de arquivos pesados, eliminando a necessidade de recorrer a outros serviços para fazer o compartilhamento.
Dependendo da conexão, o envio de um arquivo grande pode demorar alguns minutos. Para deixar você mais tranquilo, o WhatsApp vem trabalhando em um recurso que mostra quanto tempo falta para completar o upload ou download.
Apesar de a empresa ter oficializado às Comunidades, função que permite reunir grupos que tratam de um assunto em comum em um único lugar, a novidade ainda não chegou ao Brasil. Portanto, teremos que aguardar mais um pouco para ter acesso a essa ferramenta. Na mesma ocasião, o mensageiro ainda informou que administradores de grupos poderão remover mensagens de qualquer integrante nas conversas.
O WhatsApp também está preparando uma opção para criar enquetes, assim como no Telegram. O recurso permitirá que os usuários criem votações em conversas em grupo para escolher um restaurante, nome de um projeto, entre outras possibilidades.
A versão Business deve receber um incremento em breve. Empresas que usam a plataforma terão um modelo de assinatura (opcional) com recursos extras, incluindo a possibilidade de conectar até dez dispositivos em uma única conta — o limite atual é de apenas quatro.
Outro recurso em testes na versão beta é o de salvar mensagens programadas para sumir. Atualmente, é possível fazer um envio desaparecer em 24 horas, 7 dias ou 90 dias, tanto em chats privados quanto em grupos. Com essa mudança, os usuários poderão manter um conteúdo que seria deletado.
Após flexibilizar o uso de um mesmo número em vários dispositivos, o WhatsApp está se preparando para permitir o uso de uma conta em dois celulares simultaneamente. Isso significa que, com essa nova arquitetura, você poderá usar o mesmo número em dois aparelhos diferentes. A novidade também deve abranger tablets com Android.