Os 10 Melhores Vinhos Nacionais

Os 10 Melhores Vinhos Nacionais

As opções de vinhos nacionais são diversas e se aventurar em uma delas é a garantia de incríveis novos sabores.

Com a pandemia alguns hábitos se tornaram mais frequentes, dentre eles, o consumo de vinhos nacionais. Nosso mercado é repleto de deliciosas opções de vinhos e, é claro, nós não poderíamos deixar de destacá-los aqui.

Os vinhos nacionais desta lista são diversos, alguns pouco se ouviu até hoje, outros já são renomados, mas todos extremamente bons para apreciação. Portanto, apostar nessas opções é ter a certeza de mergulhar em um novo mundo.

1 – O primeiro da lista de melhores vinhos nacionais é o Storia Merlot 2015

Sem dúvidas um dos mais aclamados vinhos brasileiros. O Storia Merlot é produzido da Serra Gaúcha e sua vinícola é a Casa Valduga. A bebida é amadurecida por 20 meses em barris de carvalho francês e conta com aromas de frutas vermelhas e especiarias. 

No paladar, as notas de frutas secas e uvas passas são destaque e fazem muitos se apaixonarem. Combinar este vinho nacional é super simples. Algumas ótimas opções são: carnes assadas, molhos intensos, queijos e chocolate amargo.

Vinhos nacionais: Rosé

2 – Que tal um Prosecco Rosé Brut 2019

É claro que não poderíamos deixar de citar o primeiro Prosecco Rosé do Brasil. Este espumante da Vinícola Garibaldi, assim como a opção anterior, é produzido da Serra Gaúcha. 

Sua composição conta com 5% de uvas Pinot Noir, o que proporciona a sua coloração rosada. É um vinho delicado e cremoso, simplesmente perfeito. Além disso, conta com aromas que lembram frutas cítricas, morangos e flores vermelhas. 

Com extrema refrescante e acidez equilibrada, este é uma das opções de vinhos nacionais que harmonizam e muito com saladas, peixes, frutos do mar e sopas cremosas.

3 – O terceiro lugar entre os vinhos nacionais vai para o Fumé Blanche Sauvignon Blanc 2019

Produzido na Serra da Mantiqueira (MG), diretamente da Vinícola Ferreira, esta é uma grande opção de vinho branco. Aromático e refrescante, mas sem deixar de ser complexo em sabor. 

A bebida possui aromas herbáceos e notas deliciosas notas de maracujá, abacaxi e outras frutas tropicais. Este vinho é marcado por sua acidez e harmoniza perfeitamente com queijos leves, peixes, massas com ervas frescas e saladas.

4 – Também temos o Tempos de Goés Reserva Sauvignon Blanc 2019

Para os amantes de um vinho branco fino seco, aqui está uma opção incrível. Com “essência paulista”, a bebida é produzida em São Roque (SP). Sua expressão aromática é forte, lembrando figos, frutas tropicais e especiarias. 

Mesmo sendo marcante no paladar, este é um dos vinhos nacionais da categoria mais fácil de consumir. Seu frescor é leve e natural, por isso a bebida harmoniza perfeitamente com saladas (sem vinagre), pratos vegetarianos com grãos e ervas, peixes grelhados e risoto de frutos do mar.

5 – Em quinto colocado temos Terroir Chardonnay 2019

Em quinto colocado temos um dos vinhos nacionais mais premiados. Esta opção se caracteriza por um vinho branco seco 100% Chardonnay, produzido na Serra Gaúcha. 

Surpreendente e com a intensidade certa de aromas este vinho é extremamente sofisticado. Além disso, suas notas de frutas tropicais frescas, como pera e abacaxi complementam e dão ainda mais charme à bebida. 

Refrescante e equilibrado, este vinho apresenta um retrogosto deliciosamente frutado. Sua harmonização é muito bem feita com queijos cremosos, peixes grelhados, massas com molhos leves e frutos do mar.

6 – Entre os vinhos nacionais, não podemos esquecer do Terroir Merlot 2015

Também produzido na Serra Gaúcha, esta é uma grande opção de vinho tinto elaborado. Sua produção é limitada, a partir das uvas de vinhedos. 

A bebida, armazenada por oito meses em barricas de carvalho francês, garante notas de amora, ameixa, cacau e baunilha. Encorpado e com acidez na medida, você pode harmonizar a bebida perfeitamente com carnes assadas, ragu, queijos maduros e risoto de cogumelos.

Vinhos nacionais: Syrah

7 – Que tal provar o Vale da Pedra Sirah 2018

Vinho 100% Sirah e com características únicas. O mesmo é envelhecido por sete meses em barricas de carvalho francês e produzido especialmente no Espírito Santo. 

Seus aromas predominantes são de cassis, jabuticaba, ameixa e uma leve nuance salgada. No paladar, pode-se apreciar toques de café expresso, acompanhado de uma excelente acidez. Sua harmonização ideal é com carré de cordeiro, cuscuz marroquino, arroz de pato ou legumes ao curry.

8 – Também temos o Luiz Porto Cabernet Sauvignon 2015 entre os vinhos nacionais

Produzido em Minas Gerais, este é um tinto 100% Cabernet Sauvignon. A bebida é envelhecida por doze meses em barricas de carvalho francês para que seus aromas e sabores sejam garantidos. 

Apresenta aroma extremamente elegante, delicado e complexo. É composto por notas balsâmicas e de finas especiarias. Cada gole da bebida impressiona por sua pureza e sutileza da fruta. É possível harmonizar a bebida perfeitamente com pratos diversos, como risotos, carnes assadas, feijão tropeiro e costelinha suína.

9 – Vale lembrar do Brandina Assemblage 2014

Os tintos gaúchos fazem sucesso, viu? Esta opção conta com 71% de uva Merlot, 17% de Cabernet e 12% de Cabernet Sauvignon em sua composição. Seus aromas combinam frutas maduras, como cerejas e ameixa, nuances de especiarias e aquele toque de café. 

Extremamente agradável e de corpo leve, a bebida harmoniza muito bem com queijos suaves, carnes mais leves, risotos e massas com molhos intensos.

10 – Por fim, Paradigma Rotto Cabernet Sauvignon 2011

Por fim, mas não menos importante, temos este delicioso vinho nacional amadurecido por 24 meses em barricas de carvalho francês. A opção conta com um nível alcoólico mais intenso, camadas de couro e um leve sabor de tostado, todos provenientes da madeira. 

De ótima acidez, seus aromas são de cogumelos, tabaco e frutas escuras maduras. Você pode combiná-lo perfeitamente com carnes vermelhas gordurosas, queijos maturados e risotos mais intensos.

Enfim, você já provou alguma dessas opções de vinhos nacionais? Aproveite as nossas dicas para se aventurar em novos sabores e harmonizações!

https://vinholando.com/dicas/os-10-melhores-vinhos-nacionais/

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Abrir o Chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo