Refinanciamento de dívidas Fies com desconto de 92%

Estudantes com contratos firmados até 2017 com instituições financeiras credoras para Financiamento Estudantil (Fies) já podem pedir o refinanciamento da dívida. Por lei, desde a última segunda-feira (7), os bancos serão obrigados a conceder descontos que podem variar entre 12% e 92%.
O saldo devedor poderá ser parcelado em até 150 vezes, a depender da situação. As normas do programa foram estabelecidas pela Medida Provisória 1.090/22. A MP foi convertida em lei pelo Congresso Nacional e entrou em vigor na última terça-feira (1º).
Como refinanciar a dívida do Fies
Segundo dados do Ministério da Educação, aproximadamente 1 milhão de estudantes já podem renegociar as dívidas com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). A regra determina que qualquer estudante com contrato de financiamento estudantil firmado até o ano de 2017 pode se beneficiar da medida.
O tamanho do desconto na dívida do Fies varia conforme o perfil de cada estudante, veja:
- Os estudantes que possuem dívidas com atraso de 90 a 360 dias, terão desconto de 12% no saldo devedor, podendo parcelar em até 150x;
- Para a inadimplência superior a 360 dias, o desconto chega a 86,5% no saldo devedor;
- Em situações onde o estudante esteja inscrito no CadÚnico ou beneficiário do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92%. O saldo dessa dívida poderá ser parcelado em até dez vezes.
Aqueles que desejarem refinanciar a dívida do Fies devem procurar os agentes financeiros do programa, bancos públicos BB e Caixa Econômica Federal. As prestações de renegociação do Fies terão o valor mínimo de R$ 200.
Os quase 800 mil estudantes com dívida no Fies pela Caixa Econômica Federal poderão realizar a renegociação de seus contratos de forma 100% digital. Os interessados podem consultar o site da Caixa para verificar se podem ou não pedir a renegociação de acordo com as regras estabelecidas pela instituição.
Os estudantes com débitos do Fies no Banco do Brasil podem consultar sua situação por meio do aplicativo da instituição.