Enoturismo | 3 lugares que você precisa conhece

Enoturismo | 3 lugares que você precisa conhece

Muitos destinos pelo mundo oferecem programações exclusivas para quem deseja viver experiências culturais e gastronômicas. Se você gosta de viver e explorar todos os seus sentidos através do vinho, você precisa conhecer 3 locais imperdíveis no mundo!

– Alentejo | Portugal
Viva e presente, principalmente nas zonas rurais do Alentejo, a tradição da técnica do vinho de talha está diretamente ligada à história, à cultura e à vida no local. Conhecida como a capital mundial do vinho de talha, a região tem um dos mais ricos acervos turísticos do mundo. São inúmeros pontos de interesse histórico e cultural, como as cidades de Évora e Elvas, classificadas pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Visitas às vinícolas boutiques produtoras de vinho, não podem faltar para os verdadeiros apreciadores de um legítimo vinho de talha. 

Vinícolas imperdíveis: Quetzal (https://www.quintadoquetzal.com/), Esporão (https://www.esporao.com/pt-pt/), Herdade do Sobroso (https://www.herdadedosobroso.pt/) e a ACV (https://www.vinhosdoalentejo.pt).

 

– Bordeaux | França
Simplesmente incrível. Com mais de 4000 propriedades vinícolas, Bordeaux, na França, tem 85% de sua produção dedicada ao vinho tinto. As uvas cabernet sauvignon e merlot predominam no local. As visitas às vinícolas são uns espetáculo à parte, com tours de bicicleta, degustações com queijo e chocolate, aulas de culinária, jantares harmonizados, entre outras atrações.

E claro, não poderíamos deixar de mencionar o fantástico Cité du Vin (https://www.laciteduvin.com/fr), um museu singular que aborda o vinho como patrimônio cultural, universal e vivo. Com arquitetura arrojada e moderna, o museu encanta os visitantes por mostrar o vinho através das mais diversas culturas e civilizações em diferentes épocas, de um jeito único. Repleto de atrações interativas, o Cité du Vin oferece diversas experiências sensoriais. 

Vinícolas imperdíveis: Château St-Emilion, Château Cheval Blanc, Ausone, Angelus e Beausejour concentram as atenções de enófilos de diversas partes do mundo. 

 

– Mendoza | Argentina
Localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, bem no coração de um árido deserto, Mendoza é uma cidade com a história marcada pelo cultivo das uvas.

Com mais de 144 mil hectares de vinhedos, a cidade possui mais de 1000 vinícolas – ou como são conhecidas por lá, bodegas – que oferecem diversos tipos de tours. O enoturismo em Mendoza acontece nas três principais regiões produtoras de vinhos: Maipú, Luján de Cuyo (a terra do Malbec) e Valle de Uco. Devido à variação de altitude, solo, e clima, cada uma das regiões é especializada em determinados tipos de vinho e de uvas.

Dois locais – muito bem selecionados – não podem deixar de ser visitados em uma viagem à Mendoza. O primeiro é o resort The Vines, localizado no Valle de Uco. Uma combinação perfeita entre elegância rústica e moderno conforto. Está entre os 20 melhores resorts da América do Sul. E, o restaurante “Siete Fuegos”, liderado pelo incrível chef argentino Francis Mallman. Com menu composto por ingredientes locais e naturais, o restaurante oferece a famosa carne argentina, peixes e saladas. 

Vinícolas imperdíveis: Salentein (https://www.bodegasalentein.com/), Norton (http://www.norton.com.ar/), El Enemigo (http://www.enemigowines.com/) e Trivento (https://www.trivento.com/).

Por Equipe Vinhoetc

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Abrir o Chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo