Caixa vai oferecer microcrédito do Caixa Tem para todo o Brasil

Caixa vai oferecer microcrédito do Caixa Tem para todo o Brasil

Após realizar uma viagem a Bangladesh, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, está com projetos para aplicar os conhecimentos desta experiência e realizar o lançamento de um programa nacional de microcrédito a partir do Caixa Tem. Em entrevista ao Correio Braziliense, Guimarães destacou algumas informações sobre o novo microcrédito, bem como os planos da Caixa para este ano.

Dessa forma, durante a entrevista, Guimarães comentou sobre as críticas a um programa de crédito do Caixa Tem. De acordo com muitas pessoas, isso pode aumentar ainda mais o endividamento da população. Porém, segundo o presidente da Caixa, as pessoas já estão tomando crédito, mas a taxas muito maiores.

“Eu não consigo entender por que isso não havia acontecido antes. Porque são dezenas de milhões de pessoas que não têm alternativa. Uma coisa que eu ouvia muito era, ‘Ah essas pessoas vão ficar com excesso de alavancagem’, ou seja, elas vão tomar um crédito… Isso não é verdade. Porque elas já tomam crédito a taxas de 15% a 20%”, argumentou.

Segundo Guimarães, para 2022, a ideia é seguir traçando a trajetória do microcrédito no Brasil, fazendo também uma aproximação com o agronegócio. “[Em Bangladesh] eles têm juros semanais, ao redor de 25% ao ano, para uma taxa de inflação ao redor de 5% ao ano. Então eles já conseguiram ter uma taxa de juros relativamente baixa, e existe pressão para reduzi-la. A pressão é dada pela competição, porque são mais de 20 bancos focados no micronegócio”, explicou.

Por fim, Guimarães afirmou durante a entrevista que também pensa em trazer alguma linha de crédito para pequenos empreendedores para o Brasil. Atualmente, a Caixa já tem um programa de crédito agrícola, mas o microcrédito seria voltado para uma parcela da população brasileira abaixo do Pronaf, que já funciona hoje.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo