Vindima abre com lançamento de vinhos com selo IG de Altitude

Vindima abre com lançamento de vinhos com selo IG de Altitude

Principal novidade da 8ª Vindima de Altitude, que abriu na noite desta sexta-feira, no Parque da Maçã, em São Joaquim, Serra catarinense, é a apresentação dos primeiros vinhos com o Selo de Identificação Geográfica (IG) de Altitude, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2021. São quatro rótulos, das vinícolas Villa Francioni, Abreu Garcia, Santa Augusta e Leoni di Venezia, respectivamente.

Os visitantes poderão degustar na cidade e região mais três produtos típicos com IG da Serra: maçã fuji, mel de melato da bracatinga e queijo serrano. Aliás, a Serra de SC é líder nacional em produtos com selo IG, destaca o consultor do Sebrae-SC, Alan Claumann.

A festa da colheita da uva terá três noites com degustações e apresentações culturais no Parque da Maçã, entre esta sexta e domingo. Depois, continua até o dia 27 deste mês, com eventos gastronômicos e culturais nas vinícolas.

O presidente da Vinhos de Altitude Produtores Associados, Humberto Conti, estima que a festa vai atrair para a região cerca de 200 mil visitantes no mês todo. O setor ganhou impulso maior do que o esperado durante a pandemia, quando as pessoas tiveram que viajar mais pelo Brasil. A expectativa é de que isso ajude também a vindima.

 

Por Estela Benetti

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo