Vindima abre com lançamento de vinhos com selo IG de Altitude
Principal novidade da 8ª Vindima de Altitude, que abriu na noite desta sexta-feira, no Parque da Maçã, em São Joaquim, Serra catarinense, é a apresentação dos primeiros vinhos com o Selo de Identificação Geográfica (IG) de Altitude, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2021. São quatro rótulos, das vinícolas Villa Francioni, Abreu Garcia, Santa Augusta e Leoni di Venezia, respectivamente.
Os visitantes poderão degustar na cidade e região mais três produtos típicos com IG da Serra: maçã fuji, mel de melato da bracatinga e queijo serrano. Aliás, a Serra de SC é líder nacional em produtos com selo IG, destaca o consultor do Sebrae-SC, Alan Claumann.
A festa da colheita da uva terá três noites com degustações e apresentações culturais no Parque da Maçã, entre esta sexta e domingo. Depois, continua até o dia 27 deste mês, com eventos gastronômicos e culturais nas vinícolas.
O presidente da Vinhos de Altitude Produtores Associados, Humberto Conti, estima que a festa vai atrair para a região cerca de 200 mil visitantes no mês todo. O setor ganhou impulso maior do que o esperado durante a pandemia, quando as pessoas tiveram que viajar mais pelo Brasil. A expectativa é de que isso ajude também a vindima.