Contatos-bar

Sebrae traz Zico para falar a estudantes sobre Educação Empreendedora

Sebrae traz Zico para falar a estudantes sobre Educação Empreendedora

x-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira fez palestra a jovens estudantes de escola pública de Ceilândia, além de se reunir com membros da alta cúpula do GDF

A semana que marcou a volta às aulas nas escolas públicas do Distrito Federal em 2022 foi especial para estudantes do Centro Educacional 14 (CED 14), localizado no Setor O, em Ceilândia. Isso porque eles vivenciaram uma tarde totalmente diferente na última terça-feira, 15 de fevereiro, com a presença de Arthur Antunes Coimbra, o Zico, que veio do Rio de Janeiro a Brasília para incentivar a disseminação do empreendedorismo no evento Volta Às Aulas, Time Dos Vencedores. A ação é parte integrante de uma parceria firmada entre o Sebrae no DF e a Secretaria de Educação da capital.

O trajeto percorrido pelo ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira na capital, entretanto, foi iniciado um pouco antes do meio-dia, na sede do Sebrae no DF, no SIA Trecho 3. Lá, Zico esteve reunido com a diretoria da instituição, com o governador Ibaneis Rocha, a secretária de Estado de Educação, Hélvia Paranaguá e membros do primeiro escalão do GDF para um almoço. Na oportunidade, ele também autografou camisetas que foram usadas pelos alunos participantes do evento no CED 14.

Já na escola, em frente a mais de 170 crianças, adolescentes e professores, o Galinho de Quintino, maneira como também é conhecido o ex-jogador, discorreu um pouco sobre sua trajetória, desde a chegada às categorias de base do Flamengo até o sucesso dentro e fora das quatro linhas, destacando a importância da superação e determinação em cada estágio da vida.

Zico também compartilhou alguns episódios de sua trajetória escolar, ressaltando aos jovens estudantes brasilienses que estudou em escola pública, tem gratidão por seus professores e que a educação é fundamental para o exercício da plena cidadania.

Por fim, o ex-jogador falou sobre educação empreendedora, algo que, segundo ele, é um gol de placa no combate à desigualdade social em um país como o Brasil. “Eu joguei futebol por muitos anos, mas me preocupei em me especializar em alguma área para poder seguir em frente. Fiz faculdade de Educação Física, pude aprender metodologias, outras modalidades e com isso criei um centro de futebol, uma escola de futebol que está presente no país inteiro. Tenho a felicidade de trabalhar com aquilo que gosto e espero que com vocês também seja assim. A educação está aí, o empreendedorismo está aí. Não vamos deixar de aproveitar essa oportunidade”, afirmou ele.

Chefe do Executivo brasiliense, Ibaneis Rocha, afirmou que a vinda de Zico ao DF e a possibilidade de ele conversar com estudantes da rede pública da capital configura um momento especial, capaz de amplificar ainda mais o que Sebrae e o governo local tem promovido no âmbito da educação. “Esperamos que essas parcerias tragam uma nova perspectiva para as nossas crianças no esporte, empreendedorismo e crescimento pessoal”, comentou o governador.

O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, também comentou sobre a parceria costurada entre a instituição e o governo local. Segundo ele, essa união trouxe capilaridade às ações do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), permitindo que, em 2021, por exemplo, cerca de 170 mil estudantes brasilienses fossem beneficiados com as metodologias usadas pelo Sebrae para desenvolver a cultura do empreendedorismo.

Valdir também reconheceu o comprometimento dos professores da rede pública, com quem o Sebrae promoveu um trabalho especial e capacitação. “O Zico teve como referência professores que até os dias de hoje ele se lembra. Esses profissionais são referências paras os estudantes e têm ajudado o Sebrae a disseminar o empreendedorismo e a construir uma Brasília cada vez mais empreendedora”, disse.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, endossou a relevância da parceria. “O Sebrae tem feito um trabalho muito bacana, proporcionando a milhares de estudantes da rede pública uma educação focada no empreendedorismo. Os nossos estudantes precisam empreender, pois será por meio desse comportamento que eles poderão galgar por novos caminhos e concretizar seus sonhos e objetivos de vida”, comentou a Hélvia.

Quem está entusiasmado com a parceria é o diretor do CED 14, Frederico Viana. Morador do Setor O desde 1999, ele conta com orgulho sobre a histórias de diversos alunos que conseguiram obter sucesso em suas vidas profissionais e também sobre o processo de transformação da escola, campeã da Olimpíada de Matemática do Distrito Federal (OMDF) em 2021. “Tenho um respeito enorme pela comunidade do Setor O. Comprei minha casa aqui antes de assumir a gestão da escola e, desde então, convivo com a realidade dessa localidade, sei das necessidades e por isso digo que o sucesso do aluno é a minha alegria”, conta Fred. “Todo esse trabalho tem permitido a abertura de novas portas, de novas oportunidades e, agora, vamos continuar ajudando a comunidade do Setor O com a formação de novos empreendedores”, acrescentou o gestor.

Educação Empreendedora

O Sebrae no DF atua em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF) desde 2015 e, por meio da assinatura de Acordos de Cooperação Técnica, tem introduzido conceitos de educação empreendedora tanto nas salas de aulas da rede pública quanto da privada de ensino da capital.

A temática é disseminada por meio da inclusão de conteúdos de empreendedorismo nos currículos dos diferentes níveis da educação: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, em eventos, mostras, oficinas, cursos, seminários, orientações técnicas, desafios e muitas outras soluções de diferentes formatos nas modalidades de ensino: presencial, a distância e híbrida.

Em 2021, cerca de 170 mil estudantes brasilienses foram beneficiados com as metodologias usadas pela instituição, número que posicionou o DF como a quarta unidade da federação com o maior número de estudantes alcançados, atrás apenas de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Isso mostra que o Sebrae, além de caminhar de mãos dadas com os empresários já existentes, tem se preocupado com aqueles que sonham em empreender no futuro. Em nível nacional, já são mais de 7,5 milhões de estudantes atendidos; 270 mil professores capacitados e atuação em 4.533 municípios.

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400 
e-mail: 
[email protected]

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo