BMW pode lançar no Brasil scooter elétrico com pegada futurista
CE 04 tem estilo cyberpunk, mesmo tamanho da Honda X-ADV e custa o equivalente a R$ 70 mil na Europa
A BMW Motorrad estuda lançar o scooter elétrico CE 04 no Brasil. Com pegada futurista e cerca de 130 km de autonomia, o modelo pode ser a primeira investida eletrificada em duas rodas da fabricante alemã.
Enquanto montadoras como Triumph e Kawasaki apostam em roupagens mais convencionais para suas motocicletas elétricas, sem buscar distanciamento visual dos modelos a combustão, a BMW decidiu ir na direção oposta. O CE 04 é tão distinto em relação às outras motos da marca que, à primeira vista, nem parece uma BMW.
O scooter adota uma pegada totalmente futurista, com vértices bem demarcados e pontudos, como nos filmes e jogos no estilo cyberpunk. A BMW apostou em uma combinação de cores inusitadas, com vários adereços alaranjados que contrastam bem com cinza e preto.
No chassi, a fabricante instalou uma bateria de íons de lítio de 60 amperes-hora, que envia a eletricidade a um motor que desenvolve 42 cv de potência e 6 kgfm de torque. Segundo a BMW, o CE 04 pode atingir 100 km/h em 9,1 segundos, e alcançar a velocidade máxima de 120 km/h, O motor tem refrigeração líquida, enquanto o arrefecimento das baterias é a ar.
Modos de condução e tempo de recarga
A BMW declara autonomia de apenas 130 km com 100% de carga na bateria. O número está longe de impressionar, mas a fabricante afirma que a forma de condução pode interferir diretamente no alcance do scooter. Como automóveis elétricos, o CE 04 pode usar os freios para regenerar a carga da bateria e garantir alguns quilômetros extras no percurso.
Também há quatro modos de condução, com opção econômica, para pisos escorregadios e estradas. O modo dinâmico entrega toda a potência e torque da scooter, mas sua autonomia será abruptamente reduzida.
Em tomadas residenciais de 220V, o BMW CE 04 leva em torno de 4h20 para chegar a 100% de carga quando estiver totalmente descarregado. No wall-box vendido como acessório pela fabricante, este tempo é reduzido para apenas 1h30.
As aparências enganam
Apesar de parecer pequeno nas imagens, o CE 04 é bem grande para um scooter. O modelo tem 2,2 metros de comprimento, igualando a Honda X-ADV, que é o maior scooter do catálogo da marca japonesa. As rodas também são bem grandes para uma motocicleta da categoria, com 15 polegadas.
O peso costuma ser um problema para veículos elétricos, sejam automóveis ou motocicletas. Mas a BMW declara que, apesar do conjunto de baterias, o CE 04 tem apenas 230 kg. A fabricante ainda inseriu um recurso que imita a marcha à ré, para facilitar a entrada e saída em vagas apertadas.
A BMW Motorrad ainda estuda o mercado para saber se o CE 04 é uma boa opção para os brasileiros. Na Alemanha, o scooter elétrica parte de 2 mil euros, valor equivalente a exatos R$ 70 mil na conversão atual. Isso o coloca no mesmo patamar de modelos de alta cilindrada, como a F 850 GS.
Por Cauê Lira do autoesporte.com.br