DF tem mostra de filmes indianos, feira cultural, teatro e festival de forró online
Exposições e atividades para crianças também fazem parte da agenda. Veja o que fazer em Brasília de sexta-feira (18) a domingo (20).
O fim de semana chegou e a agenda cultural do g1 DF traz dicas de lazer e entretenimento para quem vai curtir a folga, em Brasília. Para celebrar os 75 anos de Independência da Índia, o CCBB recebe uma mostra de filmes produzidos pelo país asiático. A programação, com direito a concerto de música clássica, é gratuita e vai até domingo (20).
Nos destaques também tem feira cultural, peça de teatro, espetáculo de dança, exposição e festival de música online, além de atividades para as crianças. Veja o que fazer em Brasília de sexta-feira (18) a domingo (20).
- No CCBB, público pode conhecer mais sobre o audiovisual indiano, em comemoração aos 75 anos de Independência do país. Filmes são exibidos, de graça, até domingo;
- A fim de um ‘rolê’ mais descontraído? Na Feira Livre Varanda BSB tem moda, artesanato, música, comida e apresentações artísticas para as crianças;
- A Cia. de Comédia G7 apresenta as últimas sessões de “Amar é Brega”, uma comédia que promete tirar risadas e suspiros da plateia;
- Dança, teatro e experimentações em vídeo estão reunidos em “Os Sete Pecados Capitais”, espetáculo do grupo Pele que reflete sobre os vícios e desejos da condição humana;
- O público cativo do ritmo regional pode acompanhar, de casa, o 1º Festival de Forró Online do DF;
- Nesta sexta-feira, estreia o primeiro episódio do programa Causos & Vinhos. Série, disponível no YouTube, explora o universo da tradicional bebida, com música, curiosidades e convidados;
- Revelando um mundo de cores, imagens, formas e ações instigantes, a exposição “Espelho Labirinto” segue aberta para visitação, no CCBB;
- Em diálogo com a exposição em cartaz, o CCBB Educativo oferece atividades lúdicas para o público infantil.
Mostra de filmes indianos no CCBB
Nesta semana, o CCBB Brasília recebe uma mostra de filmes indianos, em comemoração aos 75 anos de Independência do país asiático.
A programação desta sexta-feira (18) começa às 18h, com um show de música clássica indiana, comandado por André Luiz Oliveira e Edgard Bueno. Após a apresentação, às 19h, o público poderá assistir a “Mary Kom”, filme estrelado pela atriz Priyanka Chopra, que conta a árdua jornada de uma boxeadora indiana no esporte.
No sábado (19) e domingo (20) , mais quatro títulos são exibidos no cinema do centro cultural (veja lista abaixo), sempre às 16h e às 18h30.
Todas as sessões são gratuitas, mediante a retirada antecipada do ingresso na internet. Veja a programação deste fim de semana:
Sexta-feira (18)
- 18h: Concerto de música clássica indiana, com André Luiz Oliveira (sitar) e Edgard Bueno (tabla)
- 19h30: exibição de ‘Mary Kom’, de Omung Kumar | 2014, 122min, livre
Sábado (19)
- 16h: exibição de ‘A Lancheira de Stanley’, de Amole Gupte | 2011, 95min, livre
- 18h30: exibição de ‘A Chantagem’, de Jeethu Joseph | 2013, 160min, livre
Domingo (20)
- 16h: exibição de ‘Tanu se Casa com Manu’, de Aanand L. Rai | 2011, 113min, livre
- 18h30: exibição de ‘Bahubali – O Início’, de S. S. Rajamoul | 2015, 160min, livre
Feira Livre Varanda BSB
Neste sábado (19) e domingo (20), acontece, no pilotis do Museu de Arte de Brasília, a Feira Livre Varanda BSB. No local, que também tem espaço para food trucks, serão expostos itens e artigos de moda, arte, design e artesanato.
DJs locais marcam presença para garantir muita música. Já as apresentações de palhaçaria e uma oficina de bolhas de sabão garantem a diversão da criançada.
O evento, com entrada gratuita, vai das 13h às 20h, ao lado da Concha Acústica.
- Confira mais detalhes da programação nas redes sociais da feira
Cia. de Comédia G7 apresenta ‘Amar é Brega’
“Todo mundo que ama é um pouco cafona, mas cafona mesmo é não amar”, dizem os responsáveis pela comédia “Amar é Brega”, da Cia. de Comédia G7, que tem, neste fim de semana, as últimas apresentações.
As sessões são no sábado (19) e no domingo (20), sempre às 19h, no Teatro La Salle (906 Sul). Os ingressos custam a partir de R$ 40 (meia-entrada) e podem ser adquiridos pela internet.
Grupo Pele apresenta ‘Os Sete Pecados Capitais’
Neste fim de semana, o Teatro dos Ventos, de Águas Claras, recebe o espetáculo independente de dança contemporânea “Os Sete Pecados Capitais”, do grupo Pele.
Com direção e coreografia de Carlos Guerreiro, a montagem combina elementos do teatro e do audiovisual para criar uma narrativa a respeito dos vícios e desejos indissociáveis da condição humana, dizem os organizadores.
As sessões acontecem às 20h, no sábado (19) e no domingo (20). Os ingressos custam R$ 30 (meia-entrada) e podem ser adquiridos por transferência bancária. Para mais informações, acesse as redes sociais da companhia ou ligue no telefone (61) 98321-7214.
1º Festival de Forró Online
Celeiro da cultura nordestina no Distrito Federal, Ceilândia é palco da primeira edição do Festival de Forró Online. Embalado por muito xaxado, xote e baião, o evento, gratuito, conta com a presença de artistas que mantêm vivos o gênero musical e as raízes nordestinas, em uma das regiões do DF que mais têm apreço pelas culturas tradicionais.
Neste sábado (19), a partir das 19h, acontecem as últimas apresentações do festival, que serão transmitidas pelas redes sociais do projeto. Confira a programação:
- 19h: Gonzaga e o Balanço do Forró
- 20h: Forró Bjú
- 21h: Luizão do Forró
- 22h: Raimundo do Forró
- 23h: Trio Mangabeira
Causos & Vinhos
Conversa boa, histórias, música e, claro, vinho – como já diz o nome do encontro – estão garantidos no programa Causos & Vinhos, que estreia nesta sexta-feira (18), no YouTube.
Comandado pelas amigas Ana Lélia Losekann e Larissa Vitorino – semifinalista na nona temporada do The Voice Brasil, em 2020 –, a série recebe personalidades que exploram o universo da tradicional bebida, de colecionadores e acadêmicos a sommeliers.
Segundo as artistas brasilienses, o objetivo do canal é fomentar a indústria e a produção nacional de vinhos, divulgando a riqueza e a diversidade de rótulos essencialmente brasileiros.
Exposição ‘Espelho Labirinto’ no CCBB
Em cartaz no CCBB, até março, a exposição “Espelho Labirinto” apresenta “um novo modo de interagir com a arte”. Em um mundo de cores, imagens e formas, a mostra reúne 180 obras da coleção Sérgio Carvalho.
Entre os 85 artistas contemporâneos que participam da exposição, nomes premiados como Christus Nóbrega, Luiza Baldan e Flávio Cerqueira. Os trabalhos estão organizados em três ambientes do centro cultural, e permitem que o visitante passeie entre as instalações dos jardins, identificando os autores e suas conexões.
A entrada é gratuita, mas é necessário retirar o ingresso pela internet.
Exposição ‘Espelho Labirinto’
- Visitação: até 13 de março
- Horários: de terça-feira a domingo, das 9h às 20h
- Onde: Galerias 1, 2 e Pavilhão de Vidro do CCBB Brasília (SCES, Trecho 2)
- Entrada: gratuita, mediante retirada prévia de ingresso
Atividades lúdicas para crianças
Programação lúdica do CCBB Educativo convida os visitantes a mergulharem e interagirem com as exposição em cartaz — Foto: Divulgação
Em diálogo com a exposição “Espelho Labirinto”, o centro cultural promove o programa CCBB Educativo, com atividades para as crianças e as famílias, até o fim do mês. Ao todo, são cinco programações, que interagem com a literatura, a música e o teatro.
- Veja a programação completa no site do CCBB
Atividades gratuitas do CCBB Educativo, voltadas para as crianças, passeiam pelas áreas da literatura, música e do teatro — Foto: Divulgação
Horários e locais das atividades:
A Hora do Conto
- Quando: sábados e domingos, as 11h e as 15h
- Onde: jardins do museu (em frente ao Casulo)
- Duração: 30 minutos
- Classificação indicativa: livre (não é preciso retirar ingresso)
Livro Vivo
- Quando: sábados e domingos, as 9h30 e as 14h30
- Onde: jardins do museu (em frente ao Casulo)
- Duração: 30 minutos
- Classificação indicativa: livre (não é preciso retirar ingresso)
Pequenas Mãos
- Quando: sábados e domingos, as 10h30 e as 13h30
- Onde: Sala do Educativo
- Duração: 30 minutos
- Classificação indicativa: crianças de 3 a 6 anos, acompanhadas por responsáveis (retirada de ingresso obrigatória)
- Capacidade: oito crianças por sessão
Pequeníssimas Mãos
- Quando: sábados e domingos, as 10h e as 13h
- Onde: Sala do Educativo
- Duração: 30 minutos
- Classificação indicativa: crianças de 0 a 3 anos, acompanhadas por responsáveis (retirada de ingresso obrigatória)
- Capacidade: 20 crianças por sessão
Visitas mediadas à exposição ‘Espelho Labirinto’
- Quando: terças, quartas, sextas e domingos, as 12h, as 16h30 e as 18h; e quintas e sábados, as 12h e as 16h30
- Local: Galeria 1 do museu
- Duração: 1 hora
- Classificação indicativa: livre (retirada de ingresso obrigatória)
- Capacidade: oito pessoas por sessão
Visitas mediadas em Libras à exposição ‘Espelho Labirinto’
- Quando: quintas-feiras e sábados, às 18h
- Local: Galeria 1 do museu
- Duração: 1 hora
- Classificação indicativa: livre (retirada de ingresso obrigatória)
- Capacidade: oito pessoas por sessão