Vídeo de chuva em “formato de cogumelo” intriga internautas do DF

Vídeo de chuva em “formato de cogumelo” intriga internautas do DF

Fenômeno meteorológico ocorreu na tarde desta sexta-feira (4/2), próximo a Águas Claras. O temporal durou cerca de uma hora

Uma chuva que desenhou o formato de um “cogumelo” intrigou internautas na tarde desta sexta-feira (4/2). A precipitação isolada ocorreu perto de Águas Claras, por volta das 16h30, e demorou cerca de uma hora. Comentários nas redes sociais descreveram o fenômeno como “assustador” e até mesmo como similar à nuvem ocasionada após uma explosão nuclear.

Para o professor de climatologia da Universidade de Brasília (UnB), Rafael Franca, 38 anos, o efeito visual cria a “sensação dessa micro explosão”. “Na verdade, é uma chuva forte que está caindo em determinada área. O fenômeno ocorre por conta do calor, da umidade e alta instabilidade na atmosfera. Em geral, são chuvas isoladas como esta”, aponta.

Conforme o especialista, a nuvem cumulonimbus é conhecida por estar associada a temporais, tempestade e vendavais. Eventualmente, até mesmo granizo e raios. “É a nuvem típica das chuvas de verão e esta é bem grande”, avalia.

Em decorrência do fenômeno, motoristas enfrentaram um pouco de lentidão na EPTG, no trechos entre o SIA e o Guará. Até mesmo nas faixas exclusivas de ônibus no SIA

Por Felipe Torres e Francisco Dutra do Metropoles

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo