Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

Alguns eletrônicos e eletrodomésticos da sua casa consomem mais energia do que outros. Em 2021, houve um aumento de 20% na conta de luz, e uma tarifa adicional de R$ 14 passou a ser cobrada a cada 100 kWh (Quilowatt-hora, medida de energia) consumidos. Para economizar nos gastos, entender como os dispositivos que você mais usa funcionam pode fazer diferença no preço do boleto do fim do mês.

Aparelhos que transformam energia elétrica em calor, como geladeiras e chuveiros, são os que mais impactam na conta de luz. No entanto, sem uso consciente, até mesmo itens como computadores e videogames podem pesar no final do mês. Veja a seguir quais são os eletrônicos e eletrodomésticos que mais consomem energia na sua casa. Também conversamos com o coordenador do programa de energia e sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Clauber Leite, que deu dicas que vão te ajudar a economizar.

1. Geladeira

Essencial em nossas vidas, a geladeira ajuda a manter alimentos e bebidas em um bom estado de conservação. Para isso, ela retira o seu calor interno, transferindo-o para a região externa a ela. Esse processo de transformação é bastante custoso porque envolve a transformação de energia elétrica em calor, o que consome bastante luz.

 

Por Carolina Zanatta, do TechTudo

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo