Você gosta de uva? Descubra a importância dessa fruta para a saúde

Quando o assunto é saúde, é consenso que as frutas são benéficas para o ser humano, principalmente em relação à saúde cardiovascular, pressão arterial e controle glicérico. Dessa forma, não seria diferente em relação a uva, a fruta com poderes surpreendentes na saúde das artérias e combate aos radicais livres.

Por que a uva é tão famosa?

Primeiramente, a uva é uma fruta com poucas calorias e rica em fibras, o que de cara já faz dela uma excelente opção para o consumo, desde que seja moderado. Além disso, a uva também é rica em vitaminas A, E, C e K e minerais como o potássio, cálcio e magnésio.

Outro benefício que faz da uva tão famosa é o seu poder antioxidante presente nos polifenóis, que são substâncias contidas na uva, sendo a mais conhecida o resveratrol. Ele age limpando as células e retirando os radicais livres, responsáveis pelos danos e envelhecimento celular.

Tudo isso faz da uva e de seus derivados itens essenciais para a saúde do corpo. Em especial, para a saúde dos vasos sanguíneos, que estão entre os mais afetados pela presença dos radicais livres. Confira alguns benefícios a seguir.

  • Saúde do coração

    Conforme dito anteriormente, o hábito de consumir uvas todos os dias já foi associado à melhora do coração pela presença do resveratrol. Junto a isso, a vitamina K presente na fruta é ótima para a circulação sanguínea e redução do colesterol.

 

  • Controle da pressão
    A hipertensão cresce em todo o mundo a cada dia que se passa. Porém, as uvas são frutas fonte de potássio, e esse nutriente é justamente o responsável pelo controle da pressão arterial. Desta forma, ela é capaz de fazer a pressão reduzir, principalmente nas pessoas hipertensas.
  • Saúde dos olhos

    Uma das formas de auxiliar na saúde dos olhos é reduzir os danos na retina, que é aquela parte mais profunda dos olhos, responsáveis por receber a luz e enviar as imagens para que o cérebro possa interpretar. As uvas reduzem os danos sofridos, principalmente aqueles causados por diabetes ou hipertensão, fazendo reduzir os casos de cegueira ou problemas de visão.

     

Do escolaeducação.com.br

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Abrir o Chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo