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Casas Bahia lança loja de produtos sustentáveis

Casas Bahia lança loja de produtos sustentáveis

A Via, em parceria com a Pangeia, iniciou um projeto de aceleração da jornada ESG da companhia. A primeira ação estreia nesta quinta-feira, 27, e consiste no lançamento da loja sustentável oficial da Casas Bahia, disponível no site e app. A Pangeia chega a esse projeto com 15 marcas e mais de 200 produtos de categorias como alimentos, utensílios, acessórios e cuidados pessoais, produzidos com práticas sustentáveis por tribos indígenas da Amazônia, cooperativas rurais e florestais, de artesãos e de fabricantes na promoção de um ciclo produtivo sustentável.

“A parceria entre Via e Pangeia tem foco em sustentabilidade e em acelerar a jornada de ESG da Via, que está atrelada à estratégia da companhia. Com a Pangeia, trazemos o ESG para dentro do nosso negócio, ao desenvolvermos uma loja sustentável no app e no site de Casas Bahia. Com essa união, utilizaremos o nosso negócio para impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente, destacando dois importantes pontos: a oferta de possibilidades sustentáveis para um consumidor preocupado com o meio ambiente e questões sociais, e a produção de conteúdo para disseminar boas práticas de responsabilidade socioambiental”, explica Luciana Pacheco, gerente executiva de comunicação corporativa e sustentabilidade/ESG da Via.

A plataforma chega a Casas Bahia com quatro macrocategorias: Da Terra, com 30 produtos, junto com o Conexsus, organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar o ecossistema de negócios comunitários rurais e florestais para aumentar a renda dos pequenos produtores e fortalecer a conservação dos ecossistemas naturais; Da Floresta, com 50 produtos desenvolvidos por povos originários; Ecoshop, com mais de 100 itens de fabricantes e artesãos de produtos ecológicos e sustentáveis orientados ao consumo consciente; e Causas, com 25 produtos de iniciativas criadas e geridas em prol do desenvolvimento social e ambiental.

“A loja também terá todos os diferenciais da Pangeia, como curadoria sustentável, compensação de carbono assegurada pela Moss em todas as transações e a iniciativa 1% pelo Planeta, que converte as vendas em ações práticas em ESG, ou seja, a cada compra 1% da receita bruta com a venda de produtos é diretamente reservada – e repassada trimestralmente – para ações em prol da melhora da qualidade de vida e da geração de renda regular em comunidades rurais e florestais”, afirma Carla Espindola, diretora de comunicação da Pangeia.

A próxima fase da parceria prevê a utilização da infraestrutura da Via em prol dos agentes da sociobiodiversidade do Brasil, facilitando o acesso a mercados e otimizando os processos de logística.

Parceira do meio ambiente
A Pangeia, parceira da Via nesta iniciativa, é um ecossistema de negócios sustentáveis que cria e abraça iniciativas baseadas no desenvolvimento social, econômico e ambiental. Criada em 2016 como um e-commerce de produtos sustentáveis, em 2019 se tornou a loja oficial e exclusiva do WWF-Brasil e em 2020 aumentou seu escopo, abraçando três frentes: Produtos, Serviços e Conteúdo.

“Nossa missão é contribuir para a construção de um novo modelo – mais verde, mais integrado e mais justo. É expandir a consciência do ser humano e ser um facilitador para essa compra consciente. É ajudar na transformação dos hábitos das pessoas e na revisão da rotina de consumo”, conta Carla.

A organização conta com parceiros institucionais e empresas como Conexsus, SistemaB, EuReciclo, Instituto Akatu, Instituto Lixo Zero Brasil, Ideia Circular e Organis. “Temos uma parceria super estratégica com a Conexsus, organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar o ecossistema de negócios comunitários rurais e florestais para aumentar a renda dos pequenos produtores e fortalecer a conservação dos ecossistemas naturais. Já são mais de 1.100 cooperativas mapeadas pelo Brasil e juntas, Pangeia e Conexsus, estão criando um canal digital para contar as histórias dos produtores rurais e para a alavancagem de vendas em todo o Brasil, vencendo os desafios logísticos do território nacional”, explica a diretora.

Do Meio e Mensagem 

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Alvaro Maciel

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