Exportação de vinhos, espumantes e suco de uva dobra em 2021

Exportação de vinhos, espumantes e suco de uva dobra em 2021

As vinícolas brasileiras exportaram 12,4 milhões de litros de derivados de uva em 2021 para 53 países do mundo, o dobro do volume registrado no ano anterior. É o que aponta o relatório mais recente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) com dados do Comextat/MDIC – Ministério da Indústria, Comércio.

De acordo com o levantamento, os vinhos finos representaram 8,1 milhões de litros das bebidas exportadas, um aumento de 83,25% na comparação com 2020 – de 4,4 milhões de litros. As mais de 10,8 milhões de garrafas chegaram a países como Paraguai, Haiti, Rússia, China e Estados Unidos.

Já os espumantes tiveram um saldo positivo menor, de apenas 21,36, passando de 770 mil para 935 mil litros. Por outro lado, a exportação de suco de uva também deu um salto, embora em menor volume – alta de 144,59, chegando a 3,3 milhões de litros.

Para Deunir Argenta, presidente da Uvibra, os vinhos brasileiros vêm se destacando pelo mundo não apenas pela qualidade que tem melhorado a cada ano.

Em 2021, o Brasil avançou ainda mais na conquista de premiações internacionais, feito que influencia diretamente na imagem do vinho brasileiro no exterior.

Foram 414 medalhas – recorde histórico -, 29% a mais que em 2020, com medalhas em 18 concursos realizados na Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, França, Grécia, Hungria, Inglaterra, Luxemburgo e Portugal.

Da Gazeta do Povo

Compartilhe:

Alvaro Maciel

Deixe um comentário

Abrir o Chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo